Instituto

De olho na Informação: A ciência do futuro.

 

 

O Instituto de Ciência da Informação (ICI) foi criado com a aprovação do Conselho Universitário, na reunião de sua plenária no dia  12 de março de 1998, em substituição à Escola de Biblioteconomia e Documentação (EBD), com o desafio de oferecer respostas às questões emergentes sobre Informação, como ramo do conhecimento, contribuindo com estudos e pesquisas sobre o assunto e formando pessoal para atender à demanda da sociedade pela formação de profissionais alinhados com as visões, conceitos e papel proeminente que a informação alcançou como elemento agregador de valor econômico e fator de desenvolvimento organizacional e social, a partir do século passado.

Neste sentido, o ICI consolidou e ampliou a estrutura e a lógica que vinha sendo concebida, com a reformulação do curso de Biblioteconomia em 1996, a criação do curso de Arquivologia em 1998 e a implantação do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, também no ano de 1998.

O Curso de Biblioteconomia iniciou-se  em 12 de março de 1942. Em 1948 é instituída a Escola de Biblioteconomia da Bahia, para abrigar o curso e, em 1954, esta unidade integra-se à Universidade da Bahia e federaliza-se juntamente com ela.

Desde o início, foi marcante a contribuição da EBD na formação de uma mentalidade profissional no campo do tratamento e da difusão do conhecimento, o que veio a favorecer o surgimento de novos e modernos arquivos e bibliotecas, a adequação e a qualidade da prestação de serviços de informação à comunidade, bem como o incentivo à criação e ao desenvolvimento de políticas para a preservação de acervos e da memória local e nacional.

A persistência, idealismo e, sobretudo, o entusiasmo dos fundadores foram sementes que frutificaram, ao longo do tempo, em realizações importantes tal como a implantação do Serviço Central de Informação Bibliográfica, embrião da atual Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa, antes denominada Biblioteca Central da UFBA.

Atualmente o ICI oferece, além do curso de graduação em Biblioteconomia e Documentação (diurno e EaD), o curso de graduação em Arquivologia (noturno e vespertino) e os cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciência da Informação, em seu Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI).



Sobre o Autor