O Sagrado e o Profano (2009)

Estas imagens foram produzidas a partir de originais fotográficos em negativo preto e branco, no formato 35mm, tendo sido expostas em 1999, na Galeria do SESC, em Copacabana, Rio de Janeiro. A exposição, uma coletiva denominada Impressões Digitais, resultou das reflexões e do processo criativo de um grupo de artistas, chamado 01Art, reunindo uma escultora, um ilustrador, um designer, um gravador, uma pintora e um fotógrafo.

Rubens Ribeiro, 50 anos, autor das imagens, nasceu em Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro, escolhendo Salvador para reinventar sua ação de viver. Com formação em História, Antropologia da Arte e Ciência da Informação, atuou profissionalmente como fotógrafo dos 25 aos 45 anos, realizando 9 exposições individuais e participando de 16 coletivas em São Gonçalo, Niterói, Rio de Janeiro e Salvador. Atualmente desempenha atividades acadêmicas no Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. No ICI-UFBA também exerce a curadoria desta singela Parede Galeria, criada em 2007 por inspiração de Profa. Dra. Lídia Brandão Toutain. Resultado do estímulo da Direção, a exposição destas duas imagens ocorre no contexto do IX CINFORM – Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação, cuja temática gira em torno da ecologia, da informação, da alteridade, da diversidade, da cultura, da percepção, da representação do outro.

O Sagrado resultou da mescla de diferentes fotografias realizadas em São João Del Rey (MG), durante uma festa religiosa. O Profano, também mistura de diferentes imagens, surgiu do registro fotográfico da Primeira Passeata Gay realizada em Copacabana (RJ). Nas fotos, já com sinais da deterioração do tempo, que o fotógrafo faz questão de que permaneçam e evoluam, parece ser possível ver-se a dor e a delícia de ser o que se é.

Curadoria: Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva

Tags: