O que é ACC ? (2010)

Dando prosseguimento às ações da Parede Galeria nos universos das Artes e das Ciências, da Pesquisa e da Extensão, da Inovação e da Criação, compartilhamos agora, em parceria com a Profa. Maria Elisa Gomes, coordenadora geral de Atividades Curriculares em Comunidades, resultados alcançados em um pequeno, mas representativo, número de ACC. Nos segmentos da Pesquisa e da Extensão a Parede Galeria foi inaugurada pelo Projeto Livro Livre Salvador, coordenado pela Profa. Vanda Angélica da Cunha, e em seguida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, sob a coordenação de Profa. Henriette Ferreira Gomes, que nos trouxe resultados de pesquisas dos mestrandos do PPGCI. É hora de atentarmos para as ACC.  Esses segmentos todos, que definem a Universidade e que podem ser reverberados pela Parede, têm reflexos importantes no Ensino.

A ACC é uma proposta educativa, cultural e científica, desenvolvida por professores e estudantes da UFBA, em parceria com grupos comunitários, articuladora de ensino/pesquisa e sociedade. É um componente curricular de natureza complementar, inserida nos currículos dos cursos de graduação, como prática de construção da cidadania do estudante, que visa à promoção de diálogos com a sociedade, para reelaborar e produzir conhecimento sobre a realidade, de forma compartilhada.

Há um processo de ressignificação da extensão e do ensino de graduação, desenvolvido através do diálogo entre instâncias acadêmicas, comunidade, professores e estudantes. Ao lado disso há também um diálogo entre esses segmentos sociais diferenciados que deve ser multi, inter e transdisciplinar, e vem construindo, de forma sólida e irreversível, a indissociabilidade entre as três funções da universidade, tornando claras as questões vinculadas à sua missão social como Universidade pública.

A ACC trabalha com:

– O compromisso de colocar o conhecimento a serviço das parcelas da população que dele são privadas;

– A experiência de produção compartilhada de conhecimento;

– A compreensão do conhecimento como ferramenta de transformação;

– A compreensão do caráter multidisciplinar dos problemas da realidade;

– A reflexão sobre temas como: conhecimento e poder, conhecimento e cidadania, conhecimento e transformação da realidade.

Como componente curricular, a ACC tem características comuns às demais disciplinas: obrigatoriedade, carga horária, e propósito acadêmico. Diferencia-se, entretanto, pela liberdade na escolha de temáticas, na definição de programas e na experimentação de procedimentos metodológicos, bem como pela possibilidade de assumir um caráter renovável a cada semestre, ou de comportar a continuidade da experiência por mais de um semestre. Distingue-se do estágio curricular, ou do estágio não curricular, pois a experiência não objetiva o exercício pré-profissional num campo específico de trabalho ou o exercício de aplicação do conhecimento.

Esperamos que o contato com estes resultados de pesquisa/extensão seja estimulante para as ações que o ICI possa vir a desenvolver. Neste ano de 2010 já temos Prof. Ricardo Coutinho realizando uma ACC. Que estejamos atentos e atuantes nesta multiplicação.

Curadoria: Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva

Tags: