Livro Livre – Trilhas, Trajetos e Emoções: Memórias em Imagens e Depoimentos (2009)

Alvíssaras!  Esta exposição fotográfica nasceu e se desenvolveu no âmbito do LIVRO LIVRE SALVADOR, concebido e coordenado pelo Núcleo de Extensão do Instituto de Ciência da Informação da UFBA, acolhendo parcerias com instituições governamentais, Universidades, Fundações, Academias Científicas e Literárias, ONGs focadas em ações educacionais, Editoras e Livrarias, Bibliotecas Comunitárias, que o ajudaram a cumprir seu objetivo. O Livro Livre Salvador completa um ano subindo e descendo as ladeiras da Velha Bahia. Segue ganhando as ruas, becos e vielas nos bairros do centro e da periferia, buscando leitores no shopping, no trabalho, em compras, no lazer.

Por certo, Oxalá, o pai de todos os deuses e desta terra abençoada por todos eles, lá da Colina Sagrada, onde se entroniza como Senhor do Bonfim, nos ajudou, desta vez, não a distribuir acarajé, abará, caruru, vatapá e outros quitutes do tabuleiro da baiana, trazidos da Mãe África, mas livros, cultura, conhecimento, saber-erudito, saber-popular, agora, vindos dos mais longínquos rincões deste mundão de meu Deus, sem censura, sem limites.

Para assinalar esta efeméride é revelada ao público parte da memória do Livro Livre Salvador, que vem sendo organizada no sentido de preservar para a posteridade e disseminar, continuamente, o conteúdo, em diferentes suportes, das ações de leitura do Livro Livre Salvador. Ações que representam as sementes, o enraizamento e os frutos desta iniciativa singular de aproximar livros de leitores reais e potenciais. Livros que foram doados expontaneamente pela sociedade e a ela restituídos para a infinita circulação e leitura, com o lema LEIA E PASSE ADIANTE!

Integram esta mostra fotos que congelaram no tempo momentos especiais das ações de estimulo à leitura e reproduzem as emoções vividas por todos os atores envolvidos, no fluir dos livros nas mãos de crianças e adultos durante o ano de 2008, com a distribuição em locais de grande concentração de pessoas. O conjunto de fotos expostas reflete a riqueza da coleção da memória, que não se quer ocultada, mas, ao contrario, compartilhada, para que sua beleza, significado, sensações e sentimentos se apresentem como um patrimônio da memória coletiva de Salvador.

Não foi à toa que o Livro Livre Salvador foi aberto oficialmente em 12 de março de 2008, numa linda manhã de sol, na praça mais democrática desta cidade, que tem por nome oficial Praça Dois de Julho, mas que a população insiste em chamar carinhosamente de Campo Grande. Afinal, 12 de março é o Dia do Bibliotecário, esta profissão milenar, cuja missão, de raiz, é difundir o conhecimento gerado, gestado e acumulado pela humanidade. Testemunharam seu nascimento o monumento do Caboclo guerreiro com seu arco e sua flecha e centenas de crianças, jovens, adultos e idosos, eruditos, sábios, professores e alunos, alfabetizados e analfabetos. Por tudo isso, vida longa ao Livro Livre Salvador!

Curadoria: Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva

Tags: