Leitura em Espaços Cobertos e a Céu Aberto: caminhos para o Ensino, Pesquisa e Extensão (2010)

… Era uma vez uma ideia… ideia a se tornar pulsão, desejo concreto, um grande sonho evoluindo para a vontade de se expressar. Brota o questionamento: se os alicerces da ação da Universidade se constituem na integração de ensino, pesquisa, inovação, criação e extensão, por que não trilhar esse caminho?

E foi assim que Professores, Estudantes e Funcionários do ICI, a Professora Licia Beltrão, da FACED, com seus Bolsistas, aos que se juntaram Bibliotecários, Dirigentes e Técnicos de Bibliotecas Públicas e de Organizações Não Governamentais, Agentes Culturais de Bibliotecas Comunitárias e tantos outros, conheceram e se engajaram em três projetos do ICI, Livro-Livre Salvador Fazendo o Povo Pensar (Extensão), Ciranda de leitura: espaços, (im)pactos, desejos e carências na perspectiva da inclusão social (Programa PIBIC) e Livro livre Salvador, Universidade Federal da Bahia e sociedade uma troca de saberes (Programa Permanecer), coordenados pela Professora Vanda Angélica.

… Da ideia à ação esta mostra fotográfica revela uma gota da cascata de leitura tornada possível. Aqui estão o saber e a experiência vivenciados, a alegria sentida, os espaços próximos e distantes percorridos, o grito de cidadania e inclusão social que permanece ecoando em nossas mentes e corações.

Nesta exposição a Parede Galeria tem a satisfação de compartilhar com a comunidade acadêmica e a sociedade a continuidade das trajetórias dos projetos.

A primeira mostra fotográfica, intitulada “Trilhas, Trajetos e Emoções – Memórias em Imagens e Depoimentos”, apresentou resultados parciais do projeto nesta Galeria, em abril de 2009, atraindo grande interesse do público. Agora, com esta segunda exposição, a equipe do projeto nos oferece, através de novas imagens, a possibilidade de nos deslocarmos, imaginariamente, para espaços mágicos onde pessoas estimulam e mediam a leitura, construindo ponte da sala de aula para a sociedade, e a ela retornando, numa ciranda permanente de conhecimento, valores e estratégias inovadoras.

Curadoria: Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva

Tags: