As Artes em Cartaz: Pintura, Poesia, Cinema, Fotografia, Desenho, Escultura, Teatro (2009)

Pintura, Poesia, Cinema, Fotografia, Desenho, Escultura, Teatro

Um cartaz pode ser definido como uma folha de papel impressa, em uma ou mais cores, com elementos de texto e ilustração para exposição em locais públicos, com suportes próprios ou sobre muros.  Estudiosos apontam para o período entre 1880 e 1970 como o de maior importância na história dos cartazes. Mudanças na economia, crescimento da produção e das trocas comerciais, aparição das grandes lojas e aumento da população urbana, contribuíram para a disseminação dos cartazes e da publicidade.

O trabalho de artistas plásticos conferiu ao cartaz sofisticação e qualidade artística. Toulouse-Lautrec, foi reconhecido e consagrado por retratar cenas da vida parisiense e assinou inúmeros cartazes de divulgação de espetáculos de cabaré.

Após o fim da Primeira Guerra, a narrativa tradicional de cartazes foi sendo substituída por novas ideias visuais que privilegiavam o conceito. Os artistas gráficos russos, na tentativa de traduzir visualmente suas crenças futuristas, incorporam a abstração geométrica. Os cartazes também foram utilizados para recrutamento e veiculação de informações durante a Segunda Guerra Mundial.

Na década de 1960, os cartazes são expostos e vendidos como obras de arte. Andy Warhol, René Magritte e Roy Lichtenstein estão entre os artistas dessa época que produziram cartazes. Durante as décadas de 1960 e 1970 os cartazes passaram a ter um componente político e social, nos movimentos estudantis e na estética psicodélica.

O cartaz é um produto técnico-artístico e dialoga com a cultura em que vive. Para alguns pesquisadores, os cartazes constituem documentos que trazem informações sobre a sua linguagem, sobre comportamentos e atividades humanas. Na condição de bem cultural precisam ter a sua presença registrada, arquivada e disponível para consulta. O tratamento dado ao cartaz na condição de documento permite fomentar a pesquisa, produzir bibliografia, alimentar sistemas de informação e promover a organização de exposições.

Os oito cartazes aqui expostos nos remetem ao cinema e à fotografia, com Humphrey Bogart, Vivien Leigh, Laurence Olivier, à poesia Drummond, à pintura de Max Ernest, ao desenho e à escultura de Salvador Dali, ao teatro com Voltaire.

Fontes:

http://fr.wikipedia.org

http://www.sga.ch

http://imasters.uol.com.br

http://editora.casacnaify.com.br

 

Curadoria: Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva


Tags:

Sobre rubenssilva