Processo Seletivo do CEPEJ 2013.2

Um novo semestre se inicia e o CEPEJ convida todos para participar de seu processo seletivo.
A Universidade atua em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. E o CEPEJ, em 2013.1, buscou oferecer variadas opções para que os alunos da FDUFBA tivessem um acesso completo ao que a UFBA oferece.
Assim, em um semestre, o CEPEJ promoveu cinco Quintas Fundamentais – projeto que coloca a graduação mais próxima da pós-graduação, coordenado pelo prof. Rodolfo Pamplona –, contribuiu para com a formação de sete grupos de pesquisa, organizou o Simpósio Dworkin em Debate, produziu o Seminário Interno de Pesquisa (SEMIP), publicou duas edições da Revista do CEPEJ, fechou uma parceria com o Instituto Baiano de Direito Processual Penal, contribuiu com a organização da II Jornada Interdisciplinar Direito.com.
Em 2013.2, continuaremos nosso trabalho! Se você quer fazer parte do CEPEJ confira o edital e se inscreva no Prosel 2013.2!

 

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2013.2 (retificado)

 

O Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas da Faculdade de Direito da UFBA, associação civil voltada à realização e fomento da pesquisa jurídica na graduação desta Faculdade, representado pela figura de seu Presidente, vem, por meio deste, tornar público a todos os interessados que estarão abertas, no período de 07/10/2013 à 11/11/2013, as inscrições para o Processo Seletivo 2013.2 do CEPEJ, que se dará nos seguintes termos:

Título I – Disposições gerais

Art.1º – Podem participar do processo seletivo quaisquer graduandos regularmente matriculados na Faculdade de Direito da UFBA.

Art. 2º – Serão oferecidas 15 (quinze) vagas de membro efetivo do CEPEJ.

Art. 3º – O processo seletivo será composto pelas seguintes etapas:

I – Inscrição;

II – Prova escrita;

III – Dinâmica;

IV – Entrevista;

V – Capacitação.

Título II – Inscrições

Art.4º – A inscrição será feita exclusivamente através do endereço eletrônico do CEPEJ, cepej.fdufba@gmail.com, no período de 07/10/2013 à 11/11/2013.

§1º- O candidato deverá identificar como assunto do e-mail “Processo Seletivo 2013.2”.

§2º- No corpo do e-mail devem constar as seguintes informações: nome completo, registro de matrícula, telefone e e-mail para contato.

§3º – O candidato deve anexar ao e-mail o questionário (ANEXO I) respondido.

Art.5º – A realização da inscrição, bem como a entrega do relatório têm caráter eliminatório.

Título III – Prova escrita e dinâmica

Art.6º – O candidato deverá comparecer à Faculdade de Direito da UFBA no dia 16/11/2013, às 13:00h, para submeter-se à prova escrita e à dinâmica.

Art.7º – Os candidatos aprovados terão seus nomes anunciados até o dia 23/11/2013, nos murais do CEPEJ, localizados no térreo e no 1º andar do prédio da Faculdade de Direito da UFBA, bem como no blog da instituição (www.cepej.dir.ufba.br) e pelos demais meios de comunicação disponíveis e pertinentes.

Título IV – Entrevistas

Art.8º – As entrevistas serão realizadas entre 02/12/2013 e 07/12/2013 na sala do CEPEJ na Faculdade de Direito da UFBA (sala 207).

Art. 9º- Os candidatos aprovados podem indicar, através de e-mail encaminhado para a instituição com assunto “Processo seletivo – dia e hora da entrevista”, os dias e horários pelos quais têm preferência em ser entrevistados, inclusive indicando a ordem de preferência entre cada um dos dias e horários.

§1º- Será realizada a alocação nos horários escolhidos por ordem de encaminhamento de solicitação.

§2º- Os candidatos que não encaminharem qualquer solicitação serão aleatoriamente alocados em qualquer horário restante.

§3º- Os horários específicos serão divulgados juntamente ao resultado das etapas previstas no Título anterior.

§4º- A alocação final da entrevista será divulgada em até 48 (quarenta e oito) horas antes da realização da primeira entrevista, através do e-mail dos aprovados.

Art.10 – Os candidatos não terão conhecimento prévio de quais membros do CEPEJ realizarão as entrevistas em cada horário.

Art.11 – A lista dos candidatos aprovados será divulgada até o dia 11/12/2013, comprometendo-se o CEPEJ a enviar, ainda, e-mails para os aprovados informando da primeira atividade a ser realizada no dia 14/12/2013.

Título V – Capacitação

Art. 12 – Os candidatos aprovados deverão participar da etapa de Capacitação interna, na condição de membros capacitandos, após a qual será decida a sua efetivação como membros do CEPEJ.

Art. 13- A participação na capacitação terá caráter eliminatório, fazendo-se necessária para a manutenção da condição de aprovado.

Art.14 – A capacitação será por etapas, os candidatos selecionados acompanharão, realizarão e serão instruídos sobre as atividades do CEPEJ, sempre sob a supervisão de uma diretoria, de forma a adquirirem noções gerais acerca das atividades de fomento e realização de pesquisa e procedimentos internos do CEPEJ.

§1º– Os candidatos serão divididos em grupos e cada grupo ficará a cargo de uma diretoria durante determinado período.

§2º- Haverá rotatividade entre os diretores para supervisionar os grupos, de forma que cada grupo tenha a oportunidade de acompanhar as atividades das diretorias por igual período de tempo.

§3º- Nessa etapa, a avaliação dos candidatos será realizada pelas Diretorias do CEPEJ.

Título VI – Disposições finais

Art. 15- A avaliação dos candidatos terá caráter subjetivo e individual, não havendo previsão para classificação objetivo-qualitativa entre os candidatos.

§1º – Todas as atividades indicadas neste edital terão caráter avaliativo.

§2º – Os seguintes critérios serão observados durante a avaliação, não estando em ordem de importância:

I – Interesse no desenvolvimento e propagação da pesquisa no âmbito da FDUFBA;

II – Criatividade;

III – Capacidade de trabalho em grupo;

IV – Comprometimento e responsabilidade;

V – Conhecimento da norma culta da língua portuguesa;

VI – Capacidade de organização;

VII – Interesse no desenvolvimento de conhecimento científico-jurídico;

VIII – Eventuais conhecimentos específicos auxiliares;

IX – Disponibilidade de tempo.

Art.16 – Os candidatos não-aprovados em qualquer etapa terão direito a receber, mediante solicitação, um feedback do seu resultado.

§1º – Apenas a lista dos candidatos aprovados será divulgada a cada etapa.

§2º- O CEPEJ se reserva ao direito de responder aos questionamentos até 60 (sessenta) dias após o término das quatro primeiras etapas do processo seletivo (inscrição, prova escrita, dinâmica e entrevista) caso as atividades internas, especialmente o processo seletivo, demandem atenção prioritária dos membros.

Art. 17 – Caso o candidato tenha dificuldades de acessar o edital pode solicitá-lo através do e-mail utilizado para inscrições (cepej.fdufba@gmail.com).

Parágrafo único– Sob nenhuma hipótese a solicitação de encaminhamento do edital será considerada para fins de confirmação da inscrição ou prorrogação de seu prazo.

Art. 18 – O e-mail indicado no ato da inscrição será utilizado pelo CEPEJ como meio de comunicação preferencial com o candidato.

§1º- A indicação do endereço de e-mail não exime o candidato de acompanhar as informações sobre o processo seletivo nos meios disponibilizados de comunicação.

§2º- O CEPEJ não está obrigado a transmitir todas as informações individualmente a cada candidato pelos e-mails indicados, ainda que esse seja o meio de comunicação preferencial.

Art.19 – O CEPEJ se compromete a guardar total sigilo das informações prestadas pelos candidatos em qualquer fase do processo seletivo, utilizando-as com o único fim de realizar a seleção.

Parágrafo único – Decorrido o prazo máximo de um ano todos os e-mails, provas e demais documentos de quaisquer espécies, inclusive virtuais, serão descartados pelo CEPEJ.

Art.20 – O CEPEJ reserva o direito de modificar disposições deste Edital por meio da publicação de regular ato sanatório, nos murais da instituição, no blog da instituição e/ou outros meios de comunicação disponíveis e pertinentes.

 

Salvador, 07 de outubro de 2013.

 

__________________________________________

EDUARDO BRAZ MARINHO ROLIM

PRESIDENTE DO CEPEJ


 

 

ANEXO I

QUESTIONÁRIO

(Utilize o máximo de 05 linhas para cada quesito)

 

UNIVERSO JURÍDICO

1. Que carreira jurídica você pretende seguir?

 

 

1.1. Como você acha que a pesquisa pode te ajudar nesta carreira?

 

 

VIDA UNIVERSITÁRIA

2.  Participa/participou de alguma instituição na UFBA? (Indique o período)

 

 

2.1. Tem interesse em participar? De quais?

 

 

3. É o seu primeiro curso profissionalizante? Se a resposta for negativa, qual outro curso técnico/universitário fez?

 

 

EXPERIÊNCIAS PROFFISIONAIS DIVERSAS

4. Quais atividades extracurriculares você já realizou? Em que instituição?

 

 

5. Quais atividades extracurriculares você realiza atualmente? Em que instituição?

 

 

6. Dentre as atividades citadas anteriormente, de qual delas você mais gosta/gostou? Justifique.

 

 

HABILIDADES PESSOAIS

7. Quais habilidades ou qualidades você possui e gostaria destacar? (de qualquer natureza)

 

 

7.1. Quais delas considera que seriam úteis para o CEPEJ?

 

 

8. Independente de formação profissional, você tem alguma experiência ou habilidade em outras áreas além da jurídica (informática, finanças, marketing etc.)?

 

 

9. Qual seu nível de habilidade com programas de computador? Marque abaixo os programas que sabe utilizar indicando “A” para uso avançado, “M” para uso mediano e “B” para básico. Caso não saiba utilizar ou não conheça algum dos programas, deixe o espaço respectivo em branco. Indique outros programas que ache pertinentes, se for o caso.

E-mail ____       Photoshop ____       Power point ____

Word ____         Corel Draw ____      Outlook ____

Excel ____          Google Chrome ____          Movie Maker ____

Internet Explorer ____ Auto Cad ____         Firefox ____

Leitores de texto em PDF ____

Outros programas de edição de texto (quais?)

 

Outros programas de imagem (quais?)

 

Outros navegadores de internet (quais?)

 

Outros programas de edição de vídeo (quais?)

 

10.  Você acha que atua melhor deliberando ou executando? Por quê?

 

 

COMUNICAÇÃO

11. Quais/quantos meios de comunicação possui? Marque dentre as opções abaixo (quando for o caso, indique a quantidade). Indique outros meios, se necessário.

E-mail ____       WhatsApp ____       Voiper ____

Acesso à internet em casa ____         Google+ ____           Telefone fixo ____

Celular ____      Facebook ____         Skype ____

Acesso à internet no estágio/trabalho ____

Acesso à internet no celular ____

11.1. Indique agora a frequência com que acessa esses meios de comunicação, conforme o seguinte critério: “A”, se utiliza mais de cinco vezes ao dia; “B”entre três e cinco vezes ao dia; “C” entre uma e três vezes ao dia; “D” entre duas e seis vezes por semana; e “E” se acessa menos de duas vezes por semana.

E-mail ____       WhatsApp ____       Voiper ____

Acesso à internet em casa ____         Google+ ____           Telefone fixo ____

Celular ____      Facebook ____         Skype ____

Acesso à internet no estágio/trabalho ____

Acesso à internet no celular ____

ATIVIDADES ATUAIS

12. Ordene as atividades que você exerce atualmente em ordem de prioridade (indique atividades futuras, que ainda não estão sendo realizadas, mas têm previsão para serem iniciadas).

 

 

13. Quanto tempo você considera que tem livre, atualmente (indique em horas/minutos, na periodicidade que achar mais adequada)?

 

 

CEPEJ

14. O que você conhece sobre o CEPEJ?

 

 

14.1. Caso saiba, liste algumas atividades que sabe que o CEPEJ realiza.

 

 

15. Já participou de alguma atividade organizada/promovida pelo CEPEJ? Como tomou conhecimento dessa atividade?

 

 

16. Caso se tornasse membro do CEPEJ, de quais projetos/atividades desejaria participar?

 

 

17. Almejaria algum cargo? Qual?

 

 

18. É a primeira vez que faz parte da seleção para o CEPEJ?

 

 

19. Por qual meio ficou sabendo desta seleção?

 

 

20. Dentre as atividades que exerce/exercerá num futuro próximo avalie em que posição o CEPEJ entraria na sua vida, caso você seja selecionado? (indique apenas um número que traduza a ordem de prioridades)

 

 

Esta entrada foi publicada em Editais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>