Semana do Calouro – SeCal 2012.1

Todos que hoje estão na UFBA algum dia foram ou ainda são calouros. Essa verdade é tão certa quanto aquele ditado que diz que “todo mundo um dia foi criança”. Os calouros não são crianças, mas quase sempre encaram o mundo (no caso, o mundo da UFBA) com semelhante curiosidade e espanto. São como a infância solta mundo afora ao se deparar com algo novo e, portanto, fantástico para si. Como as crianças e como os calouros reagem diante do novo? Todos bem sabemos que as crianças costumam formular “por ques” incessantes. É natural que elas, diante da curiosidade, façam inúmeros questionamentos que, infelizmente, tendem a deixar os adultos impacientes. É assim que elas reagem para alcançar o aprendizado sobre o mundo que as circunda. Já quanto aos calouros, nós do CEPEJ, e também das outras instituições, tentamos ser como adultos exemplares e nos esforçamos para dar as respostas necessárias antes até das perguntas serem feitas. É para isso que existe a SeCal.

A SeCal (Semana do Calouro) é um espaço de recepção dos novos alunos da Faculdade de Direito da UFBA, onde todas as instituições da Egrégia têm seu espaço para explicar as suas atividades e sanar as possíveis dúvidas que os calouros venham a ter. Nesse primeiro semestre de 2012 ela ocorreu entre os dias 05 e 09 de março, tanto no turno diurno quanto no noturno, e contou com a presença dos calouros, que com a sua louvável curiosidade “coloriram” as apresentações de todas as instituições também presentes assim como crianças que trazem o colorido para a vida dos adultos à sua volta.

O CEPEJ se apresentou no dia 07/03, quarta-feira, das 10h as 12h para o turno matutino, e, das 20h às 22h para o turno noturno e trouxe, em ambos os turnos, as informações iniciais sobre pesquisa: o que é Pesquisa? O que é o CEPEJ? Como faço para pesquisar? O que é Grupo de Estudo e Grupo de Pesquisa? O que são o PIBIC e as bolsas de pesquisa? Tudo isso foi respondido de um modo atrativo, com uma dinâmica, assim promovendo uma interação mais divertida entre os calouros e o CEPEJ e também entre os próprios calouros, que ainda estão se conhecendo melhor nesse novo mundo chamando UFBA.

O CEPEJ agradece a participação de todos os calouros, e, aproveita a oportunidade para dizer que, assim como um bom adulto paciente e consciente da necessidade do aprendizado para uma criança sabe da importância das perguntas, o CEPEJ estará sempre na SALA 207 pronto para dar respostas a qualquer um sobre Pesquisa Científica.

Informe-se e Pesquise!

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *