Semana do Calouro – SeCal

Aconteceu, entre os dias 16 e 19 de agosto, a Semana do Calouro – SeCal. Os novos alunos foram recebidos com apresentações das entidades estudantis da Faculdade – ABU, ADV Junior, CARB, CEPEJ, SAJU – que explicaram sua atuação dentro da faculdade: onde podem ser encontradas; como ser um membro; quais as suas finalidades; como interferem no cotidiano da Universidade, dos estudantes e até da sociedade.

A novidade desse semestre foi o caráter temático da SeCal. Acompanhando o momento polêmico e de extrema relevância no mundo jurídico, a SeCal abordou o tema “União Homoafetiva” trazendo aos calouros e demais alunos da FDUFBA discussões e diferentes posições sobre o tema, para que os novos alunos já ingressem na faculdade aguçando o senso jurídico para acompanhar os fatos e novidades cotidianas sob a ótica do direito.

O CEPEJ recepcionou os novos estudantes no dia 18 (quinta-feira), parabenizando-os pelo ingresso na Faculdade de Direito da UFBA. Foi realizada uma dinâmica para exposição do que é a instituição, da sua dedicação à pesquisa, da forma como apoia e estimula a pesquisa jurídica no âmbito da Universidade. Foram discutidos temas como PIBIC, grupos de estudos e de pesquisas, seminários, currículos, projetos, artigos e publicações… Ufa! Sempre com participação ativa (e pró-ativa!) e grande interesse dos calouros recém-ingressos no mundo jurídico, mas já cheios de ideias e energia para oferecer!

O encerramento aconteceu na sexta-feira (19/08) com a apresentação de um sarau músical e artístico, ao qual todos os alunos e professores foram convidados a dar sua contribuição mostrando suas habilidades artíticas (e muitos talentos inesperados foram revelados!). Música, poesia e um ambiente de muita confraternização e novas espectativas (renovadas pelas férias ou complementadas pelos récem ingressos) fizeram o desfecho dessa semana super-receptiva.

Lembrando sempre que o CEPEJ está de portas abertas para auxiliar os calouros e veteranos no que for possível. Aproveitamos para registrar que já atendemos alguns alunos nessas duas primeiras semanas de aula, esperamos que todos continuem com esse ânimo!

O CEPEJ deseja a todos boas vindas e boa sorte nessa jornada jurídico-universitária!

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.