Livros em exposição durante o lançamentoImagem: Dan Saas

Organizado pelos professores Nelson Pretto, Caroline Rossini e Bianca Santana e editado pela Editora da Federal da Bahia (Edufba), o livro que destaca os Recursos Educacionais Aberto (REA) como elementos que possuem um grande potencial para contribuir com o acesso e troca de conhecimentos, foi lançado no último dia 31 de maio na Casa de Cultura Digital em São Paulo.

O lançamento ocorreu durante o Simpósio de nome homônimo ao livro que durou dois dias e contou com alguns dos autores dos artigos que compõem a publicação dentre eles – Tel Amiel, Alexandre Shneider, Andréia Inamorato, Cristiana Gonzalez e Sérgio Amadeu. Outros pesquisadores e curiosos de diferentes lugares do Brasil interessados no tema estiveram presentes e tiveram a oportunidade de trocar experiências durante os intervalos entre as apresentações.

Durante o primeiro dia do simpósio as discussões concentraram-se na experiência brasileira no desenvolvimento de REA e as políticas públicas, ainda muito pontuais, que até então já foram implementadas neste sentido. Na segunda etapa ganhou espaço no debate a questão da elaboração e utilização dos REA nos diversos espaços tais como a escola básica e a universidade.

O evento contou com transmissão ao vivo pela internet e alguns membros do GEC e formadores do programa UCA (Um computador por aluno) tiveram a oportunidade de acompanhar online parte das discussões. Presencialmente na Casa de Cultura Digital, acompanharam os trabalhos Daniel Pinheiro e Luciana Oliveira, estudantes de pós-graduação, membros do GEC e Formadores UCA.

Ao final do simpósio quando realizou-se o lançamento do “Livro REA”, os presentes receberam uma cópia da publicação e foi anunciado que a mesma estaria a partir dali, disponível numa versão digital acessível para download pela internet o que demonstra o comprometimento de tornar a obra ela mesma um Recurso educacional aberto passível de contribuições, remix e novas criações.

Detalhes sobre o lançamento do livro podem ser encontrados AQUI!

O Download do livro pode ser feito AQUI!

Veja a fala do Prof. Nelson Pretto sobre o tema:

Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas