Rodrigo safernet

Imagem: http://www.iat.educacao.ba.gov.br/node/2933

No dia 23 de abril de 2012 a equipe de formadores do Núcleo de Tecnologia Educacional- NTE participou de uma videoconferência junto com os formadores da UFBA que estiveram presencialmente no Instituto Anísio Teixeira -IAT.

A oficina cujo tema foi “o uso seguro da internet”, buscou ampliar as discussões sobre os mitos, as possibilidades e potencialidades que estão atreladas aos usos dos espaços virtuais, compreendendo estes como espaços público ou segundo o palestrante Rodrigo Nejm, Diretor de Prevenção da SaferNet Brasil, como uma “praça pública, muito mais pública que a rua” tendo em vista que na internet outras pessoas podem copiar, gravar, modificar e republicar conteúdos sem a autorização do proprietário. Contudo não se trata apenas de não publicar, mas sim de refletir sobre o que vai ser publicado para evitar problemas futuros.

Durante a oficina Rodrigo trouxe falas sobre: as dificuldades de se construir um Projeto Político Pedagógico – PPP que inclua o uso das tecnologias; a necessidade de inserir o tema “direitos humanos na internet” em todas as disciplinas e não apenas deixar a cargo do professor de informática; a conscientização das crianças e adolescentes sobre os cuidados que devem ter ao publicar determinados conteúdos “o mesmo cuidado que temos no mundo real serve para o mundo virtual”; um alerta sobre a gratuidade dos serviços na internet tendo em vista que “não há serviços gratuitos na internet, nos pagamos pelos serviços com os nossos dados quando fazemos cadastros”.

Também foram feitas algumas indicações de mídias que podem ser utilizadas para trabalhar o tema “o uso seguro da internet” com os alunos e mesmo para ampliar as reflexões dos professores, entre essas temos o filme “Confiar”, o site “Dia da internet segura” o blog “Professor Web”, e o “Denuncie” uma página no site da SaferNet criada para receber denúncias de crimes contra os direitos humanos na internet.