No dia 10/09/2010, na sala do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias – GEC, na Faculdade de Educação da UFBA, aconteceu uma reunião que esclareceu muitos pontos a respeito do Programa Um Computador por Aluno (UCA).

O encontro foi  coordenado pelo prof. Nelson Pretto  e contou com a participação da profa. Dra. Maria Helena Cautiero Horta Jardim, da UFRJ e o grupo de formadores que trabalham com ela no Rio de Janeiro, representantes do Instituto Anísio Teixeira – IAT e membros do GEC. Na oportunidade o grupo de professores da UFRJ compartilhou suas experiências no projeto UCA, desde os aspectos administrativos ao pedagógico. Foi um momento de extrema importância para os membros do GEC, que nesse momento estão iniciando suas atividades no projeto UCA.