O Projetosoftwarelivre – Bahia, na sua 2ª Edição da Cartilha de Software Livre, em Abril de 2005 faz algumas considerações a respeito do Tabuleiro Digital, demostrando a importância desse projeto no âmbito da Inclusão Digital.

Tabuleiro Digital

Projeto desenvolvido na FACED/UFBA com o Liceu de Artes e Ofícios. Trata-se de um modelo de móvel que representa mais do que uma simples bancada para suporte de computadores – inspirado em soluções do cotidiano das trabalhadoras do acarajé. O Tabuleiro Digital é reto, sem encostos, sem almofadas, projetado para uso rápido e ágil como o do tempo de comer um bom acarajé ou ler e responder meia dúzia de e-mails.

Por que um tabuleiro digital?

É simples de montar e pode não ter grandes sofisticações de acabamento. Foi desenvolvido para poder ser construído a partir de uma folha padrão de compensando, utilizando-se da sabedoria da baiana de acarajé. Basta cortar, lixar e pintar com verniz naval fosco as peças. Após a montagem, os tabuleiros podem ser dispostos em “ilhas” (agrupamento de tabuleiros isolados). É um modelo prático para adoção em espaços de acesso à internet, como infocentros, telecentros, ciberparques.

Inclusão digital é mais do que ter acesso às máquinas. É o exercício da cidadania na interação com o mundo da informação e da comunicação. O Tabuleiro Digital, tal como os tabuleiros de acarajé da cidade de Salvador da Bahia de Todos os Santos, espalha-se para proveito da comunidade universitária.

Baixe aqui a Cartilha Completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>