Conceitos de diversidade e métricas nos Seminários Novos e Velhos Saberes

Pesquisador da Divisão de Biologia Ambiental da Fundação Nacional de Ciências (National Science Foundation) dos Estados Unidos da América faz palestra nos Seminários Novos e Velhos Saberes, na quinta-feira, dia 3 de abril.

Em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência, e o Projeto Inomep/Pronex, os Seminários Novos e Velhos Saberes apresentam a palestra do Dr. Samuel Scheiner, da National Science Foundation dos EUA, intitulada “Diversity Concepts and Metrics (Conceitos de diversidade e métricas”. Dr. Scheiner tem atuado como consultor do Projeto Inomep/Pronex nos últimos quatro anos, e sua preocupação com temas contemporâneos da Ecologia, tem sido traduzida na sua produção científica, que engloba, livros, ensaios e mais de cem artigos científicos publicados em jornais científicos especializados.

A palestra ocorrerá no Salão Nobre do Instituto de Biologia, no dia 3 de abril, às 15h00.

Resumo – Traditional measures of diversity focus on species richness and variation in abundances among species. More recently researchers have focused on additional aspects: phylogenetic history and ecosystem function. I will present new metrics of phylogenetic and functional diversity that makes them similar to how we measure diversity using abundance and that allows for integrated metrics. I will also discuss general conceptual issues about what diversity is and how we measure it.

Mecanismos nas Ciências nos Seminários Novos e Velhos Saberes

 Palestra sobre os mecanismos nas ciências é tema dos Seminários Novos e Velhos Saberes

No dia 31 de março, às 10h00, no Salão Nobre do Instituto de Biologia da Ufba, acontecerá a palestra da Profª. Drª. Federica Russo, da UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI FERRARA, ITALIA, que terá o título: Mechanisms in the sciences. A gentle introduction (Mecanismos nas ciências. Uma introdução suave). A palestra é fruto de uma atividade conjunta do Projeto Inomep/Pronex, do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências e dos Seminários Novos e Velhos Saberes.

Resumo Elaborado pela Drª. Federica
The concept of mechanism occupies large part of current philosophy of science debates. In this seminar, I will attempt to systematize the literature highlighting a proposal for a possible consensus definition. I will also explain how the debate on mechanisms is connected to other important issues in philosophy of science, such as causation and explanation, evidence and reasoning, functional individuation. Finally, I will mention scientific areas where the concept of mechanism is proving particularly helpful.

De que matemática os biólogos precisam?

Professor da Universidade de São Paulo discute o analfabetismo matemático dos biólogos

Uma generalização dos estudantes de Biologia é de que eles estão nessa área e não precisam de matemática. É difícil os estudantes (e professores) entenderem que não seria possível fazer ciência sem se dominar a linguagem matemática, e afinal a Biologia é uma ciência. Embora exista uma crescente demanda por uma educação matemática dos biólogos, esta ainda enfrenta fortes resistências pessoais e institucionais. O Prof. Paulo Inácio pretende desenvolver em sua palestra o seu conceito de alfabetização matemática e apresentar algumas propostas para colocá-lo em prática. Segundo suas próprias palavras “São reflexões de um biólogo que já sofreu as consequências de não ter essa alfabetização em sua educação formal, e que quer poupar os futuros biólogos disso.” A palestra acontecerá no Salão Nobre do Instituto de Biologia da Ufba, no dia 27 de março, às 16h00, como sempre, com entrada livre.

 

O que V. tem a ver com as mudanças climáticas globais

Professor da Universidade Federal de Sergipe discute as mudanças climáticas globais

No dia 21 de março, às 13h30, no Salão Nobre do Instituto de Biologia da Ufba, os Seminários Novos e Velhos Saberes apresentam a palestra do Prof. Alexandre de Siqueira Pinto (Universidade Federal de Sergipe) intitulada

Mudanças Ambientais Globais: o que eu tenho a ver com isso?

O tema, muito de nosso cotidiano, será discutido sob o ponto de vista das várias alterações ambientais, pelas quais o planeta está passando, e que influenciam a vida dos organismos. Para se fazer algo a respeito é necessário conhecimento, ou seja, saber quais fatores estão promovendo estas alterações e como estes afetam o funcionamento dos ecossistemas. Será também apresentado como a contribuição humana afeta as mudanças ambientais globais e o que pode ser feito para mitigar as emissões de gases do efeito estufa.

Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento

Professor da Universidade de Coimbra é o orador da aula inagural do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento.

O Prof. Manuel Augusto Graça, professor-catedrático do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra será o orador na aula inagural do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento. Sua aula versará sobre o impacto de plantações de eucalipto em diversos níveis de organização biológica. Dia 17 de março, 15h00, na sala 4, do Instituto de Biologia da Ufba.