Mecanismos nas Ciências nos Seminários Novos e Velhos Saberes

Palestra sobre os mecanismos nas ciências é tema dos Seminários Novos e Velhos Saberes

No dia 31 de março, às 10h00, no Salão Nobre do Instituto de Biologia da Ufba, acontecerá a palestra da Profª. Drª. Federica Russo, da UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI FERRARA, ITALIA, que terá o título: Mechanisms in the sciences. A gentle introduction (Mecanismos nas ciências. Uma introdução suave). A palestra é fruto de uma atividade conjunta do Projeto Inomep/Pronex, do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências e dos Seminários Novos e Velhos Saberes.

Resumo Elaborado pela Drª. Federica
The concept of mechanism occupies large part of current philosophy of science debates. In this seminar, I will attempt to systematize the literature highlighting a proposal for a possible consensus definition. I will also explain how the debate on mechanisms is connected to other important issues in philosophy of science, such as causation and explanation, evidence and reasoning, functional individuation. Finally, I will mention scientific areas where the concept of mechanism is proving particularly helpful.