Importância dos polinizadores nativos na polinização de culturas agrícolas

Prof. Dr. Lucas A. Garibaldi (Universidad Nacional de Río Negro – CONICET, Argentina), ministra palestra sobre a eficácia dos insetos na polinização de culturas agrícolas

A palestra a ser proferida no dia 5 de julho, às 14h00, no Salão Nobre do Instituto de Biologia da Ufba, dentro dos Seminários Novos e Velhos Saberes, versará sobre um estudo de sua autoria e de outros vários colaboradores, recentemente publicado na revista cientifica Science, baseado em dados originais de 41 sistemas agrícolas espalhados pelo mundo, que evidenciou que a frutificação foi consideravelmente menor em locais com menor abundância de insetos silvestres em visita às flores das culturas. Isto mostra que as perdas de insetos nativos em paisagens dominadas por matrizes agrícolas provavelmente irão impactar tanto a vegetação natural quanto a produção agrícola.

Os resultados do estudo também revelaram que novas práticas para a gestão integrada de ambas, espécies nativas e  manejadas, como um serviço ambiental, irão melhorar os rendimentos globais de culturas polinizadas por animais e garantirão em longo prazo a produção agrícola. Estas práticas devem incluir a conservação e/ou a restauração de áreas naturais e semi-naturais dentro das áreas de cultivo, a promoção de uma diversidade  de uso da terra, incluindo policultivos, que proporcionam uma variedade de recursos florais e de nidificação para os polinizadores, e uso mais prudente de agrotóxicos.