Nota de pesar

Esmeralda3

NOTA DE PESAR

O Instituto de Ciência da Informação (ICI) lamenta o falecimento de nossa Mestra Profa. Esmeralda Aragão ocorrido no dia 13 de janeiro de 2021. Nos solidarizamos com familiares e amigos.

Esmeralda Maria Aragão, foi professora da escola primária durante 13 anos, após o curso para professores dedicados as bibliotecas públicas criado por Anísio Teixeira a sua dedicação a Biblioteconomia se tornou latente, inicia o curso de Biblioteconomia e Documentação criado na então Universidade da Bahia por iniciativa de Edgard Santos e o próprio Anísio.
Após a formatura fundou a biblioteca da Faculdade de Direito. Em seguida, dedicou-se à docência na então Escola de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com Maria José Rabelo de Freitas, organizou a Biblioteca de Jorge Amado e ainda se dedicou ao projeto cultural que incluía a cidade de Cachoeira nas preocupações culturais da UFBA que deu origem a Biblioteca Simões Filho naquela cidade. Seguindo sua caminhada de fundadora colaborou com instalações de bibliotecas em Jacobina, Feira de Santana e Tanquinho, além do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IHGB).
Como professora do nosso ICI atuou em ensino, pesquisa e extensão, mestrado pela UFPB e doutorado em Educação na Universidade do Estado da Pennsylvania.
Nossa mestra foi uma ativista nas causas da profissão dentro e fora da Bahia, fundou o Diretório Acadêmico (DA) de Biblioteconomia, participou da fundação da Federação de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), foi presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB), conselheira federal no Conselho Federal da Biblioteconomia (CFB), e presidente da Associação do Bibliotecários da Bahia, dentre tantas outras lutas pela profissão em que sempre se destacou.
Não nos cabe aqui uma biografia, esta já foi feita, intitulada Fragmentos de uma preciosa memória, com assinatura de Ângela Maria Barreto e Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira e se encontra no repositório da UFBA.
O que cabe nesse momento é homenagear uma profissional incrível que se dedicou a profissão da Biblioteconomia e da docência, uma mestra que nos ensinou a importância de ser humana.

Nossa gratidão a essa preciosa pessoa que não poderia ter outro nome, Esmeralda.

ICI/UFBA

Tags: