I Seminário de Pesquisa do PPGCI/UFBA: integrando graduação e pós-graduação (2010)

Temos novidade na Parede Galeria! Em 2007 inauguramos, em grande estilo, este espaço de mostras de arte, cultura e ciência do ICI. Na primeira exposição tivemos obras de pintura em óleo sobre tela, tridimensionais, de Graça Ramos, com a exposição Portais da Bahia – Caixas de Luz. Em seguida realizamos outras duas mostras, Lula Ayres e Caribé, ambas com obras em nanquim e técnicas mistas sobre papel, pertencentes ao acervo do ICI. Houve ainda a oportunidade de realizarmos uma primeira mostra coletiva, com os resultados parciais de projeto de extensão coordenado por Vanda Angélica, que resultou num grande sucesso de público e de depoimentos eloquentes sobre a qualidade, sutileza e delicadeza dos trabalhos fotográficos expostos em Livro-Livre – Trilhas, Trajetos e Emoções – Memórias em Imagens e Depoimentos. Durante o IX CINFORM – Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação pudemos compartilhar fotografias da série O Sagrado e o Profano, de Rubens Ribeiro, elaborada no âmbito do Grupo 01Art, de arte digital, então sediado no Rio de Janeiro. Por fim, recentemente, foi realizada a mostra As Artes em Cartaz – Pintura, Poesia, Cinema, Fotografia, Desenho, Escultura, Teatro, onde reunimos cartazes, hoje considerados históricos, de divulgação de outras mostras e eventos, realizados no Brasil e no Exterior, parte de uma coleção particular de muitos itens, gentilmente cedida para a exposição.

Pela primeira vez, o espaço do Instituto de Ciência da Informação reservado à fruição de exposições, nossa Parede Galeria, traz ao público uma mostra organizada com pôsteres de trabalhos resultantes da pesquisa científica de mestrandos, no contexto do I Seminário de Pesquisa do PPGCI/UFBA: Integrando Graduação e Pós-Graduação., organizada por Henriette Gomes e Alessandra Santana. Parabéns! A mostra nos faz a todos mais fortes, e faz do ICI um lugar onde se pode pensar que arte e ciência mesclam-se, como pretendemos que aconteça também com a graduação e a pós-graduação. Bom proveito!

Curadoria: Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva

As realizações têm como precursores a idéia, o desejo e a atitude de se enfrentar as dificuldades e os desafios que sempre se apresentam aos que buscam concretizá-las.

Há anos se discute a necessidade de se buscar ações coletivas que permitam uma interlocução mais produtiva entre os pesquisadores da pós-graduação (estudantes e docentes) e os estudantes e professores que integram a graduação, visando à ampliação do debate acadêmico capaz de expandir nossas perspectivas de pesquisa.

No ano de 2009, a participação de docentes pesquisadores e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA) no X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) foi expressiva, representando a terceira maior delegação com apresentação de trabalhos. Crescimento que já havia se apresentado no IX ENANCIB, realizado em 2008 na ECA/USP. Também em 2009 ocorreu um crescimento da participação de nossos pesquisadores no Seminário de Pesquisa da UFBA (mestrandos do PPGCI e estudantes de iniciação científica – bolsistas e voluntários – do ICI).

Esse crescimento positivo fez com que se agregasse à idéia e ao desejo, acalentados há tempos, a atitude de realização deste “I Seminário de Pesquisa do PPGCI/UFBA: integrando graduação e pós-graduação”. Nele, pesquisadores (professores e discentes) terão a oportunidade de apresentar a toda comunidade do ICI suas produções, abrindo um espaço de debate mais abrangente em torno do conjunto das pesquisas desenvolvidas nesta Casa. Para a concretização deste I Seminário juntaram-se a Coordenação do PPGCI/UFBA e a representação estudantil.

Nesse esforço, contou-se com a colaboração importante da Direção e da Gerência Administrativa do ICI, e da Curadoria da Parede Galeria, de modo que se pudesse ocupá-la para exposição dos pôsters, como também a sala 1 do Instituto nos dias 15 e 16 de junho, na qual ocorrerão as apresentações e debates. Assim, ao longo desta semana, neste espaço cultural a comunidade acadêmica do ICI (graduação e pós-graduação) terá contato com parte das pesquisas dos mestrandos que participaram do X ENANCIB.

Esse I Seminário de Pesquisa do PPGCI/UFBA se pauta nos princípios da ciência do compartilhamento e do debate, vitais à construção do conhecimento e ao fortalecimento do campo científico da Ciência da Informação.

Profa. Dra. Henriette Ferreira Gomes

Coordenadora do PPGCI/UFBA