Escola Municipal Odete Nunes Dourado

A Escola Municipal Odete Nunes Dourado  foi fundada em 1979 e encontra-se localizada no bairro Fundação Bradesco, considerada a de maior porte e, ao mesmo tempo servindo de referência para as demais Unidades de Ensino do município de Irecê. Oferece ensino fundamental de 5a e 8a e EJA (Atualmente a proposta de ensino é em ciclos (3° e 4° ciclos). Atende, a 1500 alunos, aproximadamente, pertencentes às classes populares, nos turnos matutino, vespertino e noturno. A estrutura física da escola é composta por quadra esportiva, pátio coberto, parcialmente, biblioteca, área livre descoberta, com necessidades de recursos tecnológicos. Antônio Cecílio é o professor representante do RIPE na escola.

Disponíveis para produção de vídeos e áudios, a escola possui hoje os seguintes equipamentos: mesa para computador, um data-show, 3 televisões , um aparelho de DVD, 4 computadores para uso administrativos, uma máquina de xerox, um retro-projetor, um episcópio e um planetário, uma mesa de som, três microfones, duas câmeras digitais, filmadora (mini dv), ou digital, computadores para a edição de vídeo (2G, placa de vídeo), computador para rádio, cabo fireware, fitas mini dv, microfone externo para câmera fotográfica e filmadora, gravador MD, tripé para filmadora e câmera, fone de ouvido, estabilizadores.

Aconteceram na escola algumas oficinas de utilização de alguns softwares que poderia ajudar os professores e alunos na produção de material audiovisual. Foi em Irecê onde mais tivemos oficinas, pelo apoio do Ponto de Cultura e por passagem de cineastas na região interessados  em passar seus conhecimentos adiante. As oficinas foram: oficina de editor de imagem (GIMP), realizada nos dias 24 e 25 de Novembro de 2008 e ministrada por Rita Dourado e Ariston Eduão do Ponto de Cultura CiberParque; oficina de edição de áudio (AUDACITY), realizada no dia 10 de março de 2009, orientada por Rita do Ponto de Cultura;  edição de vídeo (KINO e CINELERRA), aconteceu no dia 16 de março de 2009 orientada por Ariston do Ponto de Cultura; a oficina de roteiro de vídeo, no dia 5 de maio de 2009, por Sandoval Dourado; oficina de roteiro de áudio no dia 8 de junho de 2009 por Wagner Quintanilha; oficina técnica de filmagens e produção de filmes em 18 de julho de 2009 pelos cineastas Nicolas Hallet e Simone Dourado e ainda uma oficina de audiovisual, que aconteceu entre 1 e 5 de março de 2010, orientada por Lula Oliveira.

Leave a comment

You can use these tags : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>