Reunião da SBPC em Salvador debate Democratização da Comunicação

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC realiza em Salvador no próximo dia 04 de junho de 2018, o terceiro dos oito Seminários Temáticos que estão sendo promovidos com objetivo de apresentar propostas para os candidatos ao Executivo e Legislativo, tanto nas esferas estaduais como federal. O tema da reunião em Salvador é a Democratização da Comunicação no Brasil.

Foram criados pela SBPC oito Grupos de Trabalho com o objetivo de elaborar propostas sobre temas como Políticas Públicas em CT&I, Educação Básica, Superior e Pós graduação, Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável, Amazônia e Saúde pública.

Os seminários estão acontecendo em diversas cidades brasileiras e os seus resultados serão também apresentados sob a forma de painéis na 70ª Reunião Anual da SBPC que acontecerá em julho na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió, quando a SBPC celebra 70 anos.

A coordenação do GT Democratização da Comunicação no Brasil é do professor Nelson Pretto, titular da Faculdade de Educação da UFBA, e integram o referido GT pesquisadores de diversos sociedades científicas e ativista da comunicação.

O evento em Salvador acontecerá no auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da UFBA, na Federação (Rua Aristides Novis, 02) com transmissão ao vivo pelo canal www.canalpolemicas.faced.ufba.br.  A participação é aberta sem necessidade de inscrição.

14 h – Abertura

Sidarta Ribeiro, Secretário da SBPC, representando a Presidência. Professor titular de Neurociências e diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ph.D. em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000), com pós doutoramento em Neurofisiologia na Universidade Duke (2005)

Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, Conselheira da SBPC. Doutora em Ciências Biológicas (Genética/UFRJ); Pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Cientifica LNCC/MCTIC.

Autoridades convidadas

15 h – A comunicação pública no Brasil

Giovandro Ferreira, Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM. Professor Titular da faculdade de Comunicação da UFBA.

Flávio Gonçalves, jornalista, diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB – Rádio Educadora da Bahia e TVE Bahia)

Pedro Andrade Caribé, jornalista graduado na Facom/UFBA, mestre e doutorando na linha de Políticas de Comunicação e Cultura no Programa de Pós-Graduação em Comunicação/UNB. Professor de Jornalismo e Multimeios da Uneb/Campus III. Coordenador do projeto Bahia1798.org e mediador do I Encontro Baiano de Mídia Livre.

Ivana Bentes Oliveira, doutora em Comunicação pela UFRJ, diretora da Escola de Comunicação da UFRJ

Pola Ribeiro, cineasta, ativista da comunicação pública e ex-diretor do IRDEB

19 h – A democratização da comunicação: grande mídia, mídias alternativas e plataformas digitais

Renata Vicentini Mielli, jornalista, secretária geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e Coordenadora Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

Fábio Palácio de Azevedo, doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP); professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Rodrigo Carreiro, doutor em comunicação e cultura contemporâneas pela UFBA, onde defendeu tese sobre discussão política e redes sociais. É mestre pela mesma instituição e hoje atua como pesquisador em estágio pós-doutoral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD).

Marcos Dantas Loureiro, Professor Titular da Escola de Comunicação da UFRJ, doutor e Engenharia de Produção (COPPE-UFRJ), professor e pesquisador dos Programas de Pós Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM) e em Ciência da Informação (PPGCI) da ECO-UFRJ e Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Participe

Transmissões ao vivo pelo canal www.canalpolemicas.faced.ufba.br

Não é necessário inscrição prévia.