Democratização da Comunicação em Debate

0

Reunião da SBPC em Salvador debate Democratização da Comunicação

 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC realiza em Salvador no próximo dia 04 de junho de 2018, o terceiro dos oito Seminários Temáticos que estão sendo promovidos com objetivo de apresentar propostas para os candidatos ao Executivo e Legislativo, tanto nas esferas estaduais como federal. O tema da reunião em Salvador é a Democratização da Comunicação no Brasil.

 

Foram criados pela SBPC oito Grupos de Trabalho com o objetivo de elaborar propostas sobre temas como Políticas Públicas em CT&I, Educação Básica, Superior e Pós graduação, Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável, Amazônia e Saúde pública.

Os seminários estão acontecendo em diversas cidades brasileiras e os seus resultados serão também apresentados sob a forma de painéis na 70ª Reunião Anual da SBPC que acontecerá em julho na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió, quando a SBPC celebra 70 anos.

 

A coordenação do GT Democratização da Comunicação no Brasil é do professor Nelson Pretto, titular da Faculdade de Educação da UFBA, e integram o referido GT pesquisadores de diversos sociedades científicas e ativista da comunicação.

O evento em Salvador acontecerá no auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da UFBA, na Federação (Rua Aristides Novis, 02) com transmissão ao vivo pelo canal www.canalpolemicas.faced.ufba.br.  A participação é aberta sem necessidade de inscrição.

 

Programação

14 h – Abertura

Sidarta Ribeiro, Secretário da SBPC, representando a Presidência. Professor titular de Neurociências e diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ph.D. em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000), com pós doutoramento em Neurofisiologia na Universidade Duke (2005)

Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, Conselheira da SBPC. Doutora em Ciências Biológicas (Genética/UFRJ); Pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Cientifica LNCC/MCTIC.

Autoridades convidadas

15 h – A comunicação pública no Brasil

Giovandro Ferreira, Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM. Professor Titular da faculdade de Comunicação da UFBA.

Flávio Gonçalves, jornalista, diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB – Rádio Educadora da Bahia e TVE Bahia)

Pedro Andrade Caribé, jornalista graduado na Facom/UFBA, mestre e doutorando na linha de Políticas de Comunicação e Cultura no Programa de Pós-Graduação em Comunicação/UNB. Professor de Jornalismo e Multimeios da Uneb/Campus III. Coordenador do projeto Bahia1798.org e mediador do I Encontro Baiano de Mídia Livre.

Ivana Bentes Oliveira, doutora em Comunicação pela UFRJ, diretora da Escola de Comunicação da UFRJ

Pola Ribeiro, cineasta, ativista da comunicação pública e ex-diretor do IRDEB

19 h – A democratização da comunicação: grande mídia, mídias alternativas e plataformas digitais

Renata Vicentini Mielli, jornalista, secretária geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e Coordenadora Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

Fábio Palácio de Azevedo, doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP); professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Rodrigo Carreiro, doutor em comunicação e cultura contemporâneas pela UFBA, onde defendeu tese sobre discussão política e redes sociais. É mestre pela mesma instituição e hoje atua como pesquisador em estágio pós-doutoral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD).

Marcos Dantas Loureiro, Professor Titular da Escola de Comunicação da UFRJ, doutor e Engenharia de Produção (COPPE-UFRJ), professor e pesquisador dos Programas de Pós Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM) e em Ciência da Informação (PPGCI) da ECO-UFRJ e Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Participe

Transmissões ao vivo pelo canal www.canalpolemicas.faced.ufba.br

Não é necessário inscrição prévia.

Parque Viva a Ciência – livro

0

Publicado recentemente o livro Parque Viva a Ciência: dificuldades para sua implantação em Florianópolis de autoria dos professores Nelson Canzian e Debora Peres Menezes (UFSC).

http://www.vivaciencia.ufsc.br/images/index1.jpg

Segundo o professor Caizan, o livro “conta a história da criação do Parque Viva a Ciência da UFSC, a luta para implantá-lo no grande terreno que conseguimos no aterro da baía sul em Florianópolis, e é ricamente ilustrado com fotos dos equipamentos e outros nateriais de divulgação”.

Baixe o livro aqui.

 

Link para o parque, aqui.

II Feira de Ciências da Bahia e VI Feira Baiana de Matemática

0

Divulgando:

A II Feira de Ciências da Bahia e VI Feira Baiana de Matemática  http://www.iat.educacao.ba.gov.br/node/

Os 150 melhores trabalhos terão como prêmio a participação da Feira em Salvador, com todas as despesas pagas. Assim como os melhores trabalhos representarão a Bahia nas diversas Feiras Nacionais em 2013, além das 16 Bolsas de ICJr e 38 tablets.

folheto explicativo:panfleto feira ciencias

Código de Ciência, Tecnologia e Inovação

0

Está tramitando no Congresso Nacional o Código de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Esse material foi elaborado por procuradores do Conselho das Fundações de Apoio à Pesquisa (CONFAP) e Conselho das Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI), e conta com o apoio da SBPC, ABC, ANDIFES, entre outras.

A SBPC está recolhendo as sugestões, compilando-as em um único documento que será então avaliado por procuradores com a finalidade de observância das legislações ora vigentes.

Este é um documento em discussão. Participe.

Proposta de Código de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

 

Sobre o Plano Nacional de Educação

0

Ao Presidente da Câmara, Deputado Marco Maia, e aos demais 512 Deputados.

SPaulo, 15 de agosto de 2012

SBPC-087/Dir.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) manifesta-se sobre a proposta do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) aprovada por uma comissão especial no último dia 26 de junho, no qual o Governo se compromete a investir no setor pelo menos 7% do PIB do País nos primeiros cinco anos de vigência do Plano e 10% ao final de dez anos.

Com mais de 190 milhões de habitantes, o Brasil tem ainda 6% de analfabetos e 21% de analfabetos funcionais, ou seja, um terço da população brasileira não consegue utilizar o conhecimento da língua para se inserir nas práticas sociais de uso da leitura e da escrita. O país não está conseguindo avançar no nível pleno de alfabetismo. Só 26% da população adulta é capaz de ler, entender e interpretar textos longos e também de resolver problemas matemáticos mais elaborados.

Para um país que é a sexta economia do mundo e que pretende entrar no rol de países desenvolvidos, o nosso desafio ainda é enorme no que se refere à educação. Para enfrentar este desafio, é fundamental aumentar o montante de recursos por meio de uma política de financiamento.

É o que se espera com o novo Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020, cuja proposta o Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional em dezembro de 2010. Tramita, desde então, na Câmara dos Deputados como o Projeto de Lei nº 8035/ 2010 de forma conclusiva nas comissões.

Em 22 de março de 2011, a Presidência desta Casa decidiu criar uma Comissão Especial, para apreciar o PNE, que também foi amplamente analisado e debatido com a sociedade civil e especialistas. Mais de um ano depois de tramitar na Câmara, no dia 13 de junho de 2012, a Comissão Especial aprovou o texto base do Plano Nacional de Educação. Em 26 de junho aprovou os destaques. Uma grande vitória foi conquistada.

No entanto, ainda inebriada pela vitória, a sociedade brasileira recebe a notícia que ao invés de o PNE ir direto para o Senado, há um recurso (REC 162/2012) do deputado Arlindo Chinaglia, líder do PT, para que o Plenário da Câmara aprecie o Plano antes de ir para o Senado. A justificativa do recurso é que a matéria não foi discutida suficientemente. O recurso precisa, no entanto, ser acatado pelo Plenário desta Casa.

Senhores Deputados, podemos afirmar que houve discussão suficiente no âmbito da Comissão Especial e que houve sim a preocupação de se identificar a fonte do recurso que permitirá se investir 10% do PIB na educação.

Acreditando nisto, a SBPC solicita aos senhores que não acatem tal recurso e que encaminhem o PNE direto ao Senado Federal. Levar o projeto ao Plenário pode gerar modificações graves no PNE, além de atrasar ainda mais a tramitação da matéria, retardando o direito à educação de milhões de familiares, estudantes e professores brasileiros. Na certeza de que nosso pleito será atendido, subscrevemo-nos.

 

Atenciosamente,

HELENA B. NADER

Presidente.

CONVITE – Lançamento da EXPOSCIENCE

0

SBPC – Secretaria Regional da Bahia

SBPC Bahia

 

Página aberta em 27.06.2011.

Aguarde.

Contatos: nelson @ pretto.info

twitter da SBPC Bahia: @sbpcba

SBPC – http://www.sbpcnet.org.br

SBPC – Secretaria Regional da Bahia

SBPC Bahia

 

Página aberta em 27.06.2011.

Aguarde.

Contatos: nelson @ pretto.info

twitter da SBPC Bahia: @sbpcba

SBPC – http://www.sbpcnet.org.br

Go to Top