Disciplinas e Atividades

1º Semestre

Disciplinas Obrigatórias (68 horas e 4 créditos)

Obs: Neste semestre serão oferecidas duas ou três disciplinas optativas.

2º Semestre

Neste semestre somente serão oferecidas disciplinas optativas em número de cinco ou mais disciplinas.Os mestrandos deverão selecionar o número de disciplinas optativas para integralizar os 24 créditos do curso.

Disciplinas  Optativas (68 horas e 4 Créditos)

3º Semestre

Trata-se de atividade obrigatória na qual o mestrando prepara o projeto, objeto de estudo e a estrutura da dissertação que será submetida ao Exame de Qualificação.

Consiste na atividade periódica de orientação da pesquisa realizada pelos orientadores e os respectivos orientandos.

Submissão de texto provisório da dissertação, croquis, projetos, maquetes e demais documentos referentes aos processos e resultados da pesquisa teórica e plástica. Acesse as Normas para Exame de Qualificação.

Esta atividade pode ser realizada em dois formatos: através do acompanhamento de uma disciplina da graduação dos cursos da Escola de Belas Artes ou côngeneres sob a orientação do professor da disciplina escolhida, devendo o mestrando integrar os resultados de sua pesquisa no mestrado no programa da disciplina, proferindo aulas, fazendo seminários, proferindo palestras, realizando oficinas, work Shops, etc.
A outra modalidade consiste na estruturação de uma atividade pedagógica junto a uma comunidade, podendo ser em forma de seminário, curso, oficinas e work shops. Neste caso o estágio deverá ser orientado pelo mesmo orientador da pesquisa do mestrando.
Esta atividade é concluída e avaliada por meio de um Relatório de Estágio apresentado pelo mestrando acompanhado do parecer do professor que orientou a atividade.

Clique aqui para acessar o formulário padrão Relatório de Estágio Docente Orientado.

4º Semestre

Consiste na atividade periódica de orientação da pesquisa realizada pelos orientadores e os respectivos orientandos.

Etapa conclusiva do curso que compreende a apresentação para uma banca de avaliadores que analisam, discutem, debatem e avaliam a dissertação publicamente.
Para viabilizá-la, deverá o mestrando depositar sua dissertação na Secretaria do Programa, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data da defesa, acompanhada de ofício do orientador, apresentando-o para defesa e comunicando a composição da banca examinadora, data e horário, o que deve ser previamente acordado entre orientador, mestrando e docentes convidados. a secretaria do ppgav não é responsável por marcações de defesas e composições de bancas. São exigidos 7 (sete) volumes da dissertação: 4 (quatro) em espiral e 3 (três) em brochura, além de 2 CDs com a dissertação em formato “.pdf”.

Clique aqui e acesse os Procedimentos para a Defesa Pública da Dissertação.

Creditação a ser cumprida

Disciplinas obrigatórias do tronco comum: 8 Créditos
Disciplina obrigatória da Linha Processos Criativos das Artes Visuais: 4 Créditos
Disciplinas optativas: 12 Créditos
Total de créditos a serem cumpridos: 24 Créditos.