A Economia Ecológica e a Gestão Pública

Este é o título da palestra da Profª. Drª. Sandra Paulsen dentro da programação da Semana de Meio Ambiente (Secretaria de Meio Ambiente e Universidade Federal da Bahia). A professora possui doutorado em Economia pela Swedish University of Agricultural Sciences (2007), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1988), bacharelado em Economia pela Universidade de Brasília (1983), além de bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1982). Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea  (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Tem vasta experiência de trabalho e docência na área de Economia em geral, com ênfase em Economia Ambiental, em instituições nacionais e internacionais. Presentemente, é assessora no Gabinete do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

O tema da palestra da Profª. Sandra enfocará diferentes visões da Economia Ecológica e Ambiental e abordará como a perspectiva que integra Economia e Ecologia pode ajudar no processo de tomada de decisões de política pública. Uma parte de suas argumentações estará voltada para o desenvolvimento sustentável, limites planetários, contabilidade de recursos naturais e ambientais e indicadores de sustentabilidade, inclusive aproveitando a questão do “capitalismo natural”, levando em consideração os resultados da Rio+20.

O projeto dos Diálogos Ambientais e Seminários Novos e Velhos Saberes vem da fusão dos projetos: o Quintas-Feiras Ambientais, que era desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente (Ima) e o Diálogo das Águas, uma realização do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), que criou os Diálogos Ambientais e do Seminário Novos e Velhos Saberes, atividade de extensão continuada da Ufba, coordenada pelos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia da Ufba.  A Diretora do Deama (Diretoria de Estudos Avançados em Meio Ambiente da Secretaria do Meio Ambiente), Kitty Tavares, declarou que esta é mais uma atividade que se insere à programação da III Semana de Meio Ambiente,  que ora acontece na Ufba.

Um comentário em “Diálogos Ambientais e Seminários Novos e Velhos Saberes na Semana de Meio Ambiente: Um olhar sobre a Economia Ecológica