Diálogos Ambientais e Seminários Novos e Velhos Saberes

Meio Ambiente e Tecnociência

A parceria dos Diálogos Ambientais com os Novos e Velhos Saberes continuará nessa sexta-feira, dia 24 de maio, com a palestra do Prof. Dr. Renato Dagnino, sobre “Meio Ambiente e Tecnociência”. O professor da Unicamp, Renato Dagnino falará sobre a noção do “avanço” tecnocientífico contemporâneo. “A ciência e a tecnologia são estudos que estão se tornando cada vez mais algo indistinguível”. Dagnino disse ainda que essa concepção da tecnociência é algo verdadeiro, bom e eficiente, mas que infelizmente está sendo mal utilizada pelas empresas.

O projeto dos Diálogos Ambientais e Seminários Novos e Velhos Saberes vem da fusão dos projetos: o Quintas-Feiras Ambientais, que era desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente (Ima) e o Diálogo das Águas, uma realização do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), que criou os Diálogos Ambientais e do Seminário Novos e Velhos Saberes, atividade de extensão continuada da Ufba, coordenada pelos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia da Ufba.  A Diretora do Deama (Diretoria de Estudos Avançados em Meio Ambiente da Secretaria do Meio Ambiente), Kitty Tavares, tem trabalhado no sentido de tornar atividade como continuada, com frequência mensal, o que garante o evento no calendário científico da Ufba, da Secretaria de Meio Ambiente e do Estado da Bahia.

Um palavra sobre o Prof. Renato Dagnino

O Prof. Renato passou esta semana na Universidade Federal da Bahia, quando ministrou durante toda a semana, o curso “Curso de Gestão Estratégica Pública Aplicada à Gestão Ambiental”, atividade de extensão do mestrado profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental,  que compõe o Plano de Trabalho 2013.1 do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Ufba e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia – Sema, e visa a formação complementar de servidores (as) públicos e de alunos (as) dos programas de pós-graduação da Ufba.

Professor-Titular na Universidade Estadual de Campinas (professor visitante em várias universidades latino-americanas) nas áreas de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia e de Política Científica e Tecnológica. É engenheiro, estudou Ciências Humanas e Economia no Chile e no Brasil, onde se doutorou. Realizou pós-doutorado na Universidade de Sussex, na Inglaterra. Seus últimos livros são Ciência e Tecnologia no Brasil: o processo decisório e a comunidade de pesquisa; Neutralidade da Ciência e Determinismo Tecnológico; Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade; Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia e Política de Ciência e Tecnologia: abordagens alternativas para uma nova América Latina; Planejamento Estratégico Governamental; A Pesquisa Universitária na América Latina e a Vinculação Universidade Empresa; e A Indústria de Defesa no Governo Lula.