Cognição Estendida

Nota

Os Seminários Novos e Velhos Saberes, atividade de extensão continuada dos programas de pós-graduação (Diversidade Animal, Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental, Ecologia e Biomonitoramento e Genética e Biodiversidade) do Instituto de Biologia da Ufba, prosseguem no dia 23 de setembro, às 14h00, no Auditório Externo do Instituto de Biologia, com a palestra de Prof. Dr. Hilton Japyassú, intitulada:

Cognição Estendida

Prof. Hilton é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, desde 2009, e atua nos Programas de Pós Graduação em Diversidade Animal, e em Ecologia e Biomonitoramento, possuindo experiência acadêmica na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento, atuando principalmente dentro dos seguintes temas: evolução, plasticidade fenotípica, comportamento animal, biodiversidade. Recentemente esteve em um pós-doutoramento junto à University of Saint Andrews (Escócia).

hiltonResumo

Com a multiplicação da informação no mundo contemporâneo, o sistemas de armazenamento são cada vez mais necessários. A evolução biológica pode servir como um paradigma importante para este momento de explosão informacional, na medida em que a cognição também evoluiu no sentido de lidar com quantidades cada vez maiores de informação. Neste estudo apresentamos maneiras distintas de se conceber e organizar a informação. A evolução biológica permite evidenciar a existência de formas compactas de processamento de informação. Utilizando-se de uma interação particular entre a organização interna do sistema nervoso e a organização externa do meio ambiente, animais muito pequenos conseguem uma economia substancial de um tecido nervoso de elevado custo. Apresentamos aqui as aranhas como um caso paradigmático que permite explicar desvios na alometria entre o tamanho do cérebro e do corpo, desvios para os quais a cognição estendida pode ser a explicação mais parcimoniosa.