30 anos do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos

Os Seminários Novos e Velhos Saberes, atividade de extensão continuada, promovida pelos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia (Diversidade Animal, Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental, Ecologia e Biomonitoramento e Genética e Biodiversidade), apresentam em colaboração com o Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (Noap) o Encontro das Cobras.  O Encontro das Cobras é um círculo de palestras sobre a história do Noap, do Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia (Ufba) que pode ser dividida em dois momentos: criação e consolidação de 1987 a 1997, apresentado pela Profª. Tania Kobler Brazil e expansão e musealização de 1997 até o presente ano de 2017, apresentado pela Profª. Rejâne M. Lira-da-Silva. Atualmente, o Noap é um espaço largamente conhecido, com respaldo de anos de atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre os animais peçonhentos. É cadastrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como museu de ciências. A firme atuação deste laboratório permanece consistente com a sua participação na Rede Nacional de Informação, Diálogo e Cooperação Acerca dos Animais Peçonhentos – REDE VITAL PARA O BRASIL, uma rede social que agrega, representa e apoia diferentes profissionais, associações e instituições que, com reconhecido desempenho, exercem alguma atividade relacionada aos animais peçonhentos e seus venenos. Não há como falar do Noap sem mencionar o nome mais importante que contribuiu para o estímulo da equipe do Noap e foi sempre olhado como exemplo de grandeza de espírito, firmeza de caráter e perseverança no alcance aos objetivos inequívocos da ciência, o Dr. Vital Brazil Mineiro da Campanha, fundador do Instituto Butantan (São Paulo) e do Instituto Vital Brazil (Rio de Janeiro).

Dia 13 de fevereiro, às 9h00 no Auditório Externo do Instituto de Biologia.

cobras