O tamanho importa? Estado do conhecimento e relevância ecológica das briófitas na Floresta Atlântica Nordestina.

Na próxima sexta-feira, dia 8 de maio, às 14h00, no Salão Nobre do Instituto de Biologia, os Seminários Novos e Velhos Saberes, atividade continuada de extensão dos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia da Ufba (Diversidade Animal, Ecologia e Biomonitoramento, Genética e Biodiversidade e o mestrado profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental), apresenta a palestra da Profª. Dr. Mércia Silva, professora do Departamento de Botânica da Ufba.

A professora com mestrado e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco, tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia, Sistemática e Ecologia de Criptógamos, atuando principalmente em biogeografia, distribuição espacial, brioflora, mata atlântica, fragmentação e conservação.

Sua palestra versará sobre o estado da arte do conhecimento sobre a brioflora na Floresta Atlântica Nordestina. A brioflora regional corresponde a 58% do total conhecido para o Domínio Floresta Atlântica, onde novas espécies têm sido descritas e táxons vulneráveis, de distribuição rara e bioindicadores evidenciados, e a Bahia é o estado de maior riqueza. A relevância ecológica da brioflora regional é acessada mediante endemismo, raridade de distribuição e caráter bioindicador de qualidade ambiental dos táxons.

mérciabarra_novos_e_velhos_saberes