Núcleo de Estudos Ambientais do Laboratório de Estudos do Petróleo apresentam seminário

Large scale climate teleconnections driving marine black shale formation in the Mesozoic ocean: conceptual ideas from the low latitude Cretaceous Atlantic basins é o título da palestra de Prof. Thomas Wagner da Newcastle University, School of Civil Engineering and Geosciences (Reino Unido).

Full-size image (88 K)

A atividade faz parte dos seminários do Núcleo de Estudos Ambientais do Laboratório de Estudos do Petróleo, e acontecerá no dia 24 de março  (terça-feira), às 9h00 no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia – Auditório Yeda de Andrade Ferreira.

A palestra em inglês apresentará uma proposta conceitual que identifica processos genéricos que se interconectam com processos relacionados a forçantes orbitais com a estocagem (armazenamento) de carbono ao longo  de bacias oceânicas de baixa latitude. Resultados de amostragens sedimentológicas, geoquímicas e de organismos marinhos serão apresentadas junto com modelos biogeoquímicos e climáticos, com enfoque global, para mostrar como as relações entre escorrimento continental e ressurgência eólica determinam a distribuição espacial e heterogeinidade internas de folhelhos negros em diferentes setores do oceano, e como estes padrões mudaram com diferentes níveis globais de pCO2  atmosférico, em dois períodos do Cretáceo.

Literatura: Wagner, T., Floegel, S., Hofmann, P. (2013). Marine black shale and Hadley Cell dynamics: a conceptual framework for the Cretaceous Atlantic Ocean. Marine Petroleum Geology, 43, 222–238.