Apresentação

Pesquisas feitas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), indicam que a Escola não tem obtido sucesso em sua tarefa de promover a aprendizagem de crianças e jovens. Os números que são apresentados pelas estatísticas oficiais dos órgãos que controlam a formação de professores são no mínimo preocupantes, além disso, é notório um quadro de professores de Ensino Médio não habilitados e sem oportunidade de atualização dos estudos. Embora o Estado da Bahia tenha despendido algum esforço no sentido de suprir as necessidades de professores qualificados para o ensino básico, conforme exige a LDB, presenciamos atualmente uma grave crise na área, com índices alarmantes, notadamente no que se refere à qualificação dos docentes, que não têm a formação escolar adequada às necessidades para o processo de ensino-aprendizagem exigidas pela escola contemporânea. O Curso de Licenciatura em Computação é uma alternativa para a ampliação das ações desta universidade no enfrentamento destes problemas centrais da educação e da falta de qualificação profissional: exclusão intelectual e exclusão tecnológica.

O pressuposto básico do curso é criar uma demanda para um profissional de educação que através do processo de significação/resignificação das tecnologias digitais associadas a um conjunto de conhecimentos teóricos/práticos, transformará a prática docente e contribuirá de modo efetivo para a incorporação de inovações pedagógicas que utilizem diversas metodologias e recursos tecnológicos à sua prática profissional.

Conhecendo as dificuldades epistemológicas dos alunos espera-se desenvolver ações transformadoras para alcançar mudanças pessoais e coletivas, e para a transposição do modelo da transmissão e memorização de informações, para um modelo de construção coletiva de conhecimentos robustos e saberes duradouros. O curso está concebido para aliar estratégias políticas de educar em ciências e tecnologias, formando professores que se transformarão em agentes integrados e multiplicadores deste novo paradigma de educação no qual o aluno é o principal agente do processo de construção do conhecimento.

Com base neste cenário é apresentada a proposta de um projeto pedagógico para o curso de Licenciatura em Informática, considerando o Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação para Cursos de Graduação em Computação e Informática, as diretrizes curriculares da CEEInf/Sesu/MEC, as diretrizes curriculares internas da UFBA e o perfil do corpo docente do Departamento de Ciência da Computação. Este curso apresenta uma proposta curricular inovadora que busca a integração das diversas áreas do conhecimento, por meio de uma metodologia interdisciplinar e contextualizada, de modo a atender as exigências da modalidade da vida social e do processo formativo para o magistério.

O presente projeto responde às necessidades de formação e qualificação profissional de professores para atuarem no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, atendendo às exigências das atuais transformações científicas e tecnológicas, como também às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica em Nível Superior. Como toda iniciativa em educação, este projeto não se constitui um trabalho acabado, pois como a realidade é dinâmica e contraditória, novas contribuições poderão ser acrescentadas, no sentido de enriquecê-lo e atualizá-lo permanentemente. Esta proposta foi formulada pela comissão designada pelo Departamento de Ciência da Computação, formada pelas professoras: Anna Friedericka Schwarzelmüller, Débora Abdalla Santos e Laís Nascimento Salvador. A comissão contou com a contribuição dos seguintes professores do Departamento de Ciência da Computação, membros da comissão do Bacharelado em Sistemas de Informação, principalmente no que diz respeito a conteúdos de disciplinas da área tecnológica: Aline Maria Santos Andrade, Celso Alberto Saibel Santos, Daniela Barreiro Claro e Manoel Gomes de Mendonça Neto.