Bibliografia do Projeto Conexão Escola-Mundo

Referências Principais

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia; ABDO, Alexandre Hannud (Org.). Ciência Aberta, questões abertas. Brasília/Rio de Janeiro: IBICT e UNIRIO, 2015. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/handle/1/1060

ANTUNES, Deborah Christina; ZUIN, Antônio Soares. Do bullying ao preconceito: os desafios da barbárie à educação. Rev. Psicol. Soc. v. 20, n.1, Porto Alegre, jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822008000100004. Acesso em: 13 Out. 2016

BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias educacionais e educação à distância: avaliando políticas e práticas. 2 ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2003, 192 p.

BARTOLOMÉ PINA, Antonio. Comunicación y aprendizaje en la Sociedad del Conocimiento. Virtualidad, Educación y Ciencia – VEsC, año 2, n. 2. ISSN: 1853-6530, p. 9-46, 2011. Disponível em: http://revistas.unc.edu.ar/index.php/vesc/article/viewFile/332/331 Acesso em: 28 de Out. 2014.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância e inovação tecnológica. Trabalho, Educação e Saúde. v. 3, p. 187-198, 2005.

BENKLER, Yonkai. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. Harvard Journal of Law & Technology. v. 20, n. 1. New Haven, CT: Yale University Press, 2006.

BENKLER, Yonkai. La riqueza de las redes: cómo la producción social transforma los mercados y la libertad. Barcelona: Icaria Editorial, 2015.

BOAVIDA, Ana Maria; PONTE, João Pedro. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In: GTI (Org). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. pp. 43-55, Lisboa: APM, 2002.

BONILLA, Maria Helena; PRETTO, Nelson De Luca. Movimentos colaborativos, tecnologias digitais e educação. Em Aberto, Brasília, v. 28, n. 94, p. 23-40, jul./dez. 2015.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, Unesco, 2009.

BRAZILEIRO, Ricardo. Espaço, território e inovação tecnológica nos CEUs. site. Labceus – Laboratório de Cidades Sensitivas. n.p., 2015. Web

CARLSON, Allen. Aesthetics and the Environment: The Appreciation of Nature, art and Architecture. London, New York: Routledge, 2002.

CANCLINI, Néstor García. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa Cintrão; Ana Regina Lessa; Gênese Andrade. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2013. (Ensaios Latino Americanos)

COELHO, Lívia Andrade. Contextos de uma política pública: (d es)caminhos dos governos para inserção de tecnologias digitais nas escolas públicas. 2014. 211 f. Tese (Doutorado) – Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

CGI.br – COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Kids Online Brasil 2013: pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo, 2014. 392p. Disponível em: http://www.cgi.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-da-internet-por-criancas-e-adolescentes-nobrasil-tic-kids-online-brasil-2013/.

CETIC.BR – NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (Ed.). TIC Educação 2015: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2016. 490 p. ISBN 978-85-5559-034-4. Disponível em: https://cetic.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2015/. Acesso em: 25 nov. 2016.

DAHLGREN, Peter. Civic cultures and net activism: modest hopes for the EU public sphere. Conference on One EU – Many Publics? At University of Stirling, 5-6 feb, 2004.

DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., v. 28, n. 100 – Especial, p. 1105-1128, Campinas, SP, out. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br Acesso em 28 nov. 2007

DUARTE, Rosalia; CAZELLI, Sibele; MIGLIORA, Rita. Computer skills and digital media uses among young students in Rio de Janeiro. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 21, p. 1/53-29, 2013.

ESPÍNDOLA, Marina Bazzo de. Integração de tecnologias de informação e comunicação no Ensino Superior: análise das experiências de professores das áreas de ciências e da saúde com o uso da Ferramenta Constructore. Rio de Janeiro/UFRJ/IBqM, 2010.

FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FEENBERG, Andrew. Transforming technology: a critical theory revisited. New York: Oxford University Press, 2002.

FORTUNATI, Leopoldina. Media between power and empowerment: can we resolve the dilemma?. The Information Society, 30: 169-183, 2014.

GIRARDELLO, Gilka. A imaginação no contexto da recepção. ANIMUS: Revista Interamericana de Comunicação Midiática. Universidade Federal de Santa Maria, v. II, n.1, jan/jun, 2003.

GIRARDELLO, Gilka; FANTIN, Monica. (Orgs.). Práticas culturais e consumo de mídia entre crianças. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2009.

HERNÁNDEZ, Fernando, et al. Aprendendo com as inovações nas escolas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS (INEP). Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Brasília, 2016. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/ Acesso em: 10 Out. 2016.

KEEN, Andrew. The cult of the amateur: how today’s internet is killing our culture. Nova York: Doubleday/ Currency. 2007

KELLNER, Douglas. Critical theory, marxism and modernity. Cambridge: Polity/John Hopkins University Press, 1989.

LAPA, Andrea Brandão. Reflexões sobre a formação crítica em redes sociais. In: BERGMANN, Juliana; GRANÉ, Mariona (Org.). La universidad en la nube. Universitat de Barcelona: Laboratori de Mitjans Interactius, 2013, v. 06, p. 23-46.

LAPA, Fernanda. Clínica de Direitos Humanos: uma proposta metodológica para os cursos jurídicos no Brasil. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2014

LEVY, Steven. Hackers: heroes of the computer revolution. New York: Dell Publishing, 1984

MACHADO, Arlindo. Arte e mídia: aproximações e distinções. Galáxia, n. 4, 2002. p. 19-32. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1289/787

MAINARDES, Jefferson; FERREIRA, Márcia dos Santos; TELLO, César. Análises políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In.: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ofício de cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Loyola, 2004.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. Trad. Maria Immacolata Lopes. São Paulo: Contexto, 2014.

NÓVOA, António. Nada será como antes: entrevista [novembro, 2014]. Revista Pátio – Ensino Fundamental: o futuro da sala de aula, n. 72. Nov. 2014. Disponível em: http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/10938/nada-sera-como-antes.aspx. Acesso em: 26 jan. 2015.

PIREDDU, Mario. Hacking education: a formação entre a abertura e a tecnologia. Espaço Pedagógico, v. 20, n. 2 – Educação e cultura digital, 2013.

PIREDDU, Mario. Social learning: le forme comunicative dell’apprendimento. Milano: Guerini & Associati, 2014.

PRETTO, Nelson De Luca. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação. v. 24, n. , 2011, p. 95-118. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3042/2459

PRETTO, Nelson De Luca; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação. v. 11 n. 31 jan./abr. 2006. p.19-30. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/tecnologias-novas-educacoes

PRETTO, Nelson De Luca; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, pp. 19-30, jan./abr. 2006.

PRETTO, Nelson De Luca; COELHO, Lívia Andrade. As interfaces da implementação do Projeto UCA na Bahia e em Santa Catarina. In: QUARTIERO, Elisa Maria; BONILLA, Maria Helena; FANTIN, Monica (Orgs.). Projeto UCA: entusiasmos e desencantos de uma política pública. Salvador: EDUFBA, 2015. P. 33-69.

RHEINGOLD, Howard. The virtual community. Reading (MA): Addison-Wesley, 1993.

RIVOLTELLA, Pier Cesare. Formar a competência midiática. Revista Comunicar, v. XIII, n. 25, out. 2005. Disponível em: http://www.revistacomunicar.com/verpdf.php?numero=25&articulo=25-2005-167

RÜDIGER, Francisco. As teorias da cibercultura: p erspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso: Whitebooks, 2014.

SCHILLER, Jéssica; LAPA, Andrea Brandão; CERNY, Roseli Zen. Ensinar com as Tecnologias de informação e comunicação: retratos da docência. Revista e-Curriculum (PUCSP), v.7, n. 1, p.2 -19, 2011. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5641/3985

SCHULIAQUER, Ivan. El poder de los medios: seis intelectuales en busca de definiciones. Buenos Aires, Argentina: Capital Intelectual, 2014.

SERPA, Felippe Perret. Rascunho Digital. Salvador: Edufba, 2004, p. 166.

SHIRKY, Clay. A Cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Trad. Celina Portocarrero. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

TURINO, Célio. Ponto de cultura: o Brasil de baixo para cima. São Paulo: Anita Garibaldi, 2009.

TURKLE, Sherry. Alone together. Nova York: Basic Books, 2011.

VATTIMO, Gianni. Los medios ante el fin de los grandes relatos. In: SCHULIAQUER, Ivan. El poder de los medios: seis intelectuales en busca de definiciones. Buenos Aires, Argentina: Capital Intelectual, 2014.

ZINS, Chaim.; et al. Mapa do conhecimento da Ciência da Informação: implicações para o futuro da área. BJIS, v.1, n.1, p.3-32, jan./jun. 2007. Disponível em: http://www.bjis.unesp.br/. ISSN: 1981-1640