Escolas que se conectam com o Mundo
O projeto ocorre advindo da observação de pesquisadores, professores e ativistas acerca do aumento da intolerância, o discurso de ódio e a violência nos ciberespaços e plataformas digitais no mundo contemporâneo.
Nesta perspectiva, universidade e escola estarão juntas na intervenção-ação. Uma prática inovadora de formação para a cidadania através da imersão na cultura digital em uma perspectiva ativista de empoderamento, autoria e produção colaborativa, que neste projeto associamos à cultura hacker.
E quem participa?
Todos vão participar da intervenção que é uma espécie de residência docente e desenvolverão nas escolas práticas transformadoras de convivência democrática e de aproximação com o outro através de uma metodologia ativista de inclusão na cultura digital, realizada através da implantação de práticas hackers nas escolas
Nossos objetivos são múltiplos, mas nosso foco é criar e experimentar uma metodologia de intervenção na escola para a formação em direitos humanos dentro da perspectiva da educação hacker.
Nossas Escolas Parceiras
BAHIA
Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves
( CEEP – Isaías Alves )
O CEEP Isaías Alves atualmente oferta cursos em 4 (quatro) eixos, são eles: Gestão e Negócio, Produção Cultural e Design, Informação e Comunicação, e Desenvolvimento Social e Cultural.
Os cursos citados são articulados em 3 (três) modalidades:
- Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI);
- Educação Profissional Subsequente ao Ensino Médio (PROSUB);
- Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).
SANTA CATARINA
Colégio de Aplicação da UFSC
( CA – UFSC )
O Colégio de Aplicação, inserido no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, é uma unidade educacional que atende ao Ensino Fundamental e Médio. Funciona em prédio próprio, no Campus Universitário, e está localizado no Bairro da Trindade, município de Florianópolis.
O Colégio foi criado em 1961, com o objetivo de servir de campo de estágio destinado à prática docente dos alunos matriculados na Universidade e assim se expandiu até a configuração disposta atualmente.