Clube de Leitura: o capítulo que falta

Clube de Leitura: o capítulo que falta

 

O Clube de Leitura surge a partir de rodas de  conversa para debater direitos humanos e tecnologias digitais, desencadeado na primeira Semana de  Vivências do Projeto Conexão Escola-Mundo. Ele ganha força devido a  necessidade percebida por professores e alunos do ICEA, tanto para  fomentar o gosto e hábito da leitura, como para debater e aprofundar  temas relativos aos direitos humanos.

A imagem retrata o espaço onde os encontros começaram a acontecer, numa sala destinada exclusivamente ao Conexão Escola-Mundo. Salas específicas da escola foram reservados três projetos do Conexão Escola-Mundo: Clube de leitura, Fotografia e Rádio. A sala improvisada contava com uma mesa, algumas cadeiras, um armário com chave. Os colchonetes para acomodar melhor os leitores, eram transportados de uma sala a outra conforme o uso pelos professores de Artes e os do Clube de Leitura. A esteira de palha foi trazida por uma das professoras do Clube.

O grupo tem se fortalecido a cada encontro, sendo composto por professores, funcionários e alunos da escola. A prática de leitura desencadeia reflexões e debates em torno de questões dos cotidianos dos alunos, que trazem relatos de suas vivências escolares, familiares e em diversos  âmbitos dos quais participam.

O grupo esteve envolvido na produção e  criação da identidade visual do Clube de Leitura (logo, selo, mascote,  símbolo e nome). Estas atividades contam com a ajuda de um designer que é doutorando do grupo de pesquisa GEC. A produção de outros conteúdos como vídeos, fanzines, cordéis, etc, também estão previstos e serão planejados e desenvolvidos a partir dos temas discutidos a cada encontro.

O objetivo do Clube não se fecha apenas na leitura e discussão de livros, mas em  espaço de interlocução, diálogo, local de fala e participação. A  ambiência criada é para que todos se sintam acolhidos, livres para  expressarem suas ideias, opiniões e experiências. 

 

Atividades desenvolvidas:

25.04.2019: Leitura de Olhos D’Água de Conceição Evaristo. Livro de contos. Leitura do prefácio, introdução e dois capítulos.

22.05.2019: Encontro realizado no espaço do colégio Getúlio Vargas.

19.06.2019: Leitura do texto “Sejamos todos feministas” de Chimamanda Ngozi Adichie desta feita em um outro espaço físico, que foi a biblioteca para dar um apoio ao uso e frequência a esse espaço que não é tão buscado pelos alunos. Também era um lugar estratégico de encontro uma vez que encontra-se próximo às salas de aula e sala dos professores.

23.07.2019: Iniciam atividades para pensar no nome e logomarca do Clube de Leitura via mensageiro instantâneo.

25/07/2019: Continuidade do debate sobre o texto Sejamos todos feministas de Chimamanda Ngozi. Atividade prática para construção da identidade visual e logo marca do Clube de leitura.

12.08.2019: Lemos e discutimos o poema Navio Negreiro, de Castro Alves. Em seguida conhecemos os vários tipos de logos, com Roger Aburto Villalta (doutorando do Programa de pós-graduação em Educação – FACED/UFBA), integrante do GEC e graduado em desenho gráfico, e revisamos a elaboração da identidade do grupo construída na semana anterior. Roger desenvolveu uma oficina sobre logomarca.

Vimos alguns cordéis e surgiu a ideia de criar um cordel sobre o poema lido. Outros cordéis, fanzines, etc, podem ser criados também para registrar as impressões e conclusões do grupo acerca das leituras realizadas e a realizar.

05.08.2019: Ida ao evento “Flipelô” na cidade de Salvador/BA, semana sem encontro do Clube na Escola. Clube vai à Feira do Livro.

08.08.2019: Visita à Fundação Casa Jorge Amado, Salvador/BA.

22.08.2019: Leitura da obra Capitães de Areia de Jorge Amado.

29.08.2019: Leitura da obra Capitães de Areia de Jorge Amado. Depois da leitura e debate, foi oferecida uma prática de metodologia ativa para colaborar com a produção da logomarca do Clube com o grupo.

12.09.2019: Filme  Capitães de Areia. Logo após foram discutidas maneiras e técnicas para produção de conteúdos a partir dos encontros de leitura. Forma compartilhados modelos de Fanzines pela professora Regina.

16.09.2019: Reunião de organização e planejamento realizada na Sala do projeto – Sala 02, 1°andar

20.09.2019: Alunas decidem que querem fazer um livro com conteúdo um pop-up para registros do Clube de Leitura.

23.09.2019: Visita do poeta e escritor José da Boa Morte, que nos presenteou com uma edição de revista literária editada por ele, e também falou sobre o ato de escrever. Após a conversa com autor, momento dedicado a pensar, escrever, organizar o roteiro de vídeos, etc, ideias para o Instagram, fanzine, etc. Mão na massa para produção de material para divulgação do clube e registros. Organizamos as tarefas para revisão e criação dos vídeos.

25, 26 e 27.09.2019: Oficinas de Desenho Vetorial, com utilização do software de edição Inkscape, realizadas nos laboratórios de Informática da escola-parceira.

30.09.2019: Encontro planejamento ações do Clube.

07.10.2019: As alunas do curso de Restauro ministram uma oficina sobre a técnica de Pop Up,  para alunos que optaram por essa forma de registro das atividades do Clube de Leitura. Atividade de roteiro para gravação de vídeos com equipe responsável por essa linguagem. Grupo poesias e fanzines.

10.10.2019: Gravação dos vídeos com grupo Clube de Leitura e oficina de edição utilizando o Inkscape, software livre para edição de vídeos.

21.10.2019: Edição dos vídeos com grupo Clube de Leitura.

25.10.2019: Visita à Casa do Rio Vermelho (Casa Jorge Amado), Salvador/BA.

25.10.2019: Visita à feira de Livros no Largo do Campo Grande, em Salvador/BA.

31.10.2019: Encontro do Clube de Leitura, preparação de conteúdos.

05.11.2019: Encontro do Clube de Leitura, preparação de conteúdos.

11.11.2019: Encontro e gravação.

14.11.2019: Fica pronta logomarca do Clube de Leitura

25.11.2019: Lançamento do Livro impresso Clube de Leitura – O capítulo que Falta. Canecas e objetos com a logo do clube e livros foram compartilhados. Momento de confraternização. Fechamento das atividades presenciais do Clube em 2019.

Fechamento das atividades presenciais do Clube de Leitura