Caixa da Confiança

Caixa da Confiança

 

Dinâmica da confiança

O principal objetivo desta atividade foi mostrar que precisamos uns dos outros para realizar nossos objetivos e, principalmente, precisamos confiar uns nos outros para sermos verdadeiramente um grupo. A Dinâmica da Confiança baseava-se na formação de um grande círculo em que as crianças seguravam um grande paraquedas

 

Caixa da confiança

Como primeira proposta para sensibilizar o grupo e possibilitar que estes sentissem que estávamos ali para ouvi-los e ajudá-los, criamos uma “caixa dos sentimentos”. Essa caixa seria uma espécie de desabafo da turma, nela eles poderiam colocar seus bilhetes contando questões que os desagradavam, mas também exemplos bons, que viam acontecer no grupo.

 

Abertura da caixa

Ao se perceberem um pouco mais enquanto grupo, era hora de abrir as caixas dos sentimentos. Essa abertura aconteceu sem a presença das crianças, pois achamos por bem, evitar situações de constrangimento, e evitar margem para situações de agressões, desconfianças e acusações. Em um dos encontros, nós, professoras dos grupos, e a equipe que nos acompanhou nessas dinâmicas categorizamos os sentimentos entre: bullying, desrespeito, agressões físicas, agressões verbais, xingamentos, crush/ romances, amizade, entre outros.