O que somos

Esta é uma rede de pesquisadores e instituições que se apresentam juntos neste projeto propõe um trabalho colaborativo multi e interdisciplinar de ação e reflexão.
Ou seja, a investigação e a pesquisa de ações inovadoras na e com as escolas, que partam do chão da escola e que proponham um outro ecossistema que oriente novas práticas e políticas...

Linhas de Pesquisas

LP1: Escola hacker/Educação Hacker
LP2: Educação para a Cidade e Direitos Humanos na Cultura Digital
LP3: Formação de Professores
LP4: Políticas Públicas em Educação e Institucionalização (da Educação Hacker em DH)
LP5: (Uso e Desenvolvimento de) Ferramentas Digitais da Educação Hacker

Ações e Intervenções

Nós propomos uma nova metodologia ativista para a educação do cidadão que empodera a comunidade escolar como autores e produtores de sua mudança atual, feita para um novo paradigma centrado na lógica hacker: acesso aberto à informação, conhecimento e meios; compartilhamento e formas colaborativas de aprendizagem e ensino.

Importante salientar o caráter do trabalho aberto e colaborativo de todo o projeto, que segue na articulação de cada pesquisa e dos pesquisadores envolvidos, de maneira complementar, interdependente e sinérgica para dar conta das metas e resultados da proposta.

Escolas

O projeto ocorre advindo da observação de pesquisadores, professores e ativistas acerca do aumento da intolerância, o discurso de ódio e a violência nos ciberespaços e plataformas digitais no mundo contemporâneo. Nesta perspectiva, universidade e escola estarão juntas na intervenção-ação.

Uma prática inovadora de formação para a cidadania através da imersão na cultura digital em uma perspectiva ativista de empoderamento, autoria e produção colaborativa, que neste projeto associamos à cultura hacker.

Equipe

Nossa equipa é formada por docentes e discentes de universidades e escolas do Brasil e exterior. As Universidades Federais presentes nesse projeto são:

UFBA, UFSC, UFES, UFRGS

confira alguns de nossos colaboradores