PODCAST: Transmissão no Aplicação

Atividade: Como realizar um podcast na escola?

O trabalho foi organizado da seguinte forma: nas aulas de Língua Portuguesa as crianças produziam o conteúdo para o podcast e, nas sextas-feiras, os estudantes e os pesquisadores do projeto ministraram oficinas que visavam capacitar as crianças para produzirem seus programas.

Definição temas rádio – Equipe do Projeto Escola Mundo e Professoras CA, convidados Estudantes Jornalismo

Por meio de uma metodologia colaborativa as crianças vão se agrupar nos temas que mais se interessam, formando oito grupos de três crianças. Esses grupos trabalharão juntos até o final da proposta com os temas escolhidos.

Atividade: Coleta e apuração de Informações (21/09) – Equipe do Jornalismo e Professoras CA, com a observação da Equipe do Projeto Escola Mundo

Explicar o que são fontes jornalísticas. Ensinar como fazer pesquisas (vida real e internet). Técnicas básicas de entrevista e apuração de informação. As “seis perguntas”. Compreensão básica de pautas.

Discussão sobre as diversas formas de abordar um conteúdo – Equipe do Projeto Escola Mundo e Professoras CA, convidados Estudantes Jornalismo

Apresentação de diferentes formatos para as crianças conhecerem as possibilidades de desenvolver seus temas; Escutar diferentes podcasts e responder questões sobre as características de cada formato (programas de entrevistas, opinião, música, debate, etc); Apresentação de um mesmo tema com diferentes perspectivas/abordagens e discussão.

Problematização dos temas e traçar possibilidades – Equipe do Projeto Escola Mundo e Professoras CA, convidados Estudantes Jornalismo

Depois das crianças conhecerem e discutirem diferentes formas de abordar um assunto, voltar aos temas definidos pelos grupos e trabalhar com cada grupo para que definam a forma de abordar seus temas. Por exemplo: se um grupo quer trabalhar com futebol, precisam definir se será sobre história do futebol, se será um debate ou curiosidades sobre jogadores etc. Assim acreditamos que as crianças estarão prontas para produzir o texto radiofônico