Plano de ação: A Sociedade Ideal

Atividade: Construção da sociedade ideal, individual.

Cada estudante, fazendo uso do celular ou tablet, foi convidado e elaborar uma sociedade ideal, na qual ele gostaria de viver. Esta sociedade foi construída fazendo uso do PAD, site: https://pad.riseup.net/. Para isso, os alunos receberam frases com diferentes dimensões, na qual eles deveriam escolher frases para embasar a sociedade a ser construída, porém, sem conhecer os autores. Após a realização da atividade, foram apresentados os autores das frases aos estudantes, e estes se surpreenderam muito, pois a escolha, em alguns casos, não seguiu a linha de autores com os quais eles se identificavam. O debate foi bem aprofundado e foram apresentadas as linhas teóricas que acompanham cada uma das frases, assim como os impactos de cada uma destas visões. Alguns alunos expressaram que, muitas vezes, há autores que são discriminados e/ou deixados de lado por conta de sua orientação ideológica. Ou seja, se eu não gosto do autor, nem procuro saber o que ele escreve. Para finalizar esta parte da atividade, foi solicitado que os estudantes, fizessem uma nuvem de palavras, com o texto da sua sociedade, para visualizar as palavras que mais apareciam, fazendo uso do programa: wordclouds.com. Na discussão, alguns estudantes perceberam que algumas palavras importantes para a sociedade dos sonhos não apareceram em seu texto e resolveram melhorar o texto produzido.

Fontes confiáveis para pesquisa

Com vistas a problematizar a pesquisa na rede, apresentando fontes mais confiáveis para o processo de pesquisa e fundamentação do trabalho, foi realizada uma aula, com a presença da estudante/pesquisadora Tainá Vital que explicitou a importância de se referenciar as fontes e buscar dados para fundamentar os argumentos do que seria uma sociedade ideal para se viver. Foi apresentada, também, a importância em se pensar as ações que devem ser realizadas para se resguardar o sigilo dos dados e uso que se fará dos mesmos.

Construção da Sociedade Coletiva

Após estes encontros, a turma foi dividida em grupos para a construção coletiva da sociedade, a partir das sociedades individuais. A sociedade coletiva deveria estar fundamentada com dados reais de países e com a explicação dos critérios de escolha de cada modelo das diferentes esferas (meio ambiente, educação, saúde, segurança pública, religião, economia e política), sendo acrescentadas fontes e dados para respaldar as proposições. Cada grupo deveria, também, acrescentar o item de como seria a política de privacidade dos dados dos participantes da sociedade e o uso que seria dado aos mesmos. Para ajudar a pensar como seria o tratamento dos dados na sociedade ideal, foi exibido o documentário: “Privacidade Hackeada”, que trata do uso ilegal de dados pessoais por empresas de marketing para direcionar votos em eleições, seguida de debate e reflexão sobre a vulnerabilidade dos dados que disponibilizamos, especialmente através das redes sociais. Após a elaboração do trabalho, os grupos apresentaram para toda a turma, como foi o processo de elaboração e os principais aspectos da sociedade pensada. Na turma do 2ºC todas as equipes fizeram o trabalho e apresentaram. Na turma do 3ºB, um dos grupos não elaborou a atividade, por considerar algo muito complexo e difícil de fazer. Esta apresentação foi o encerramento da ação na turma do 3B, Ensino Médio.

Leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Resumo: Uma última atividade foi realizada somente com a turma do 2ºC, que consistiu em solicitar que as equipes lessem a Declaração Universal dos Direitos Humanos e escolhessem três artigos que não poderiam faltar em suas sociedades. As equipes fizeram estas atividades e socializaram a escolha dos artigos para toda a turma.