Oficina de Rádio WEB

Felipe Sanches e Alfredo Nogueira

Esta oficina teve como objetivo discutir e apresentar os elementos de configuração de uma rádio web montada inteiramente com software livre. Buscou-se o trabalho em soluções livres que têm as seguintes vantagens: o software livre ser aberto para estudos, passivo de adequações e licenciado para ser copiado e redistribuído, possibilitando com isso a divulgação científica e o seu amplo uso na educação. A etapa de produção de conteúdo para apresentação nos programas de rádio foi feita com software de edição também livre, o Audacity, em conjunto com os formadores e turma envolvidos na oficina de Direitos Humanos e Redes sociais. O intuito foi de que durante essa etapa, os oficineiros gravassem pequenos programas de rádio, com entrevistas, músicas, informações sobre a escola e comunidade ao redor, para que esses produtos fossem apresentados na rádio não só durante a culminância, mas também no dia-a-dia comum da escola.