Oficina de Fotografia Livre

Valéssio Brito e Irma Vidal

Essa oficina teve como objetivo discutir brevemente as questões teórico práticas que envolvem a fotografia. A discussão teórica foi embasada em Villém Flusser. Entre as questões práticas estão entender o funcionamento de uma câmera, obturador, diafragma, profundidade de campo, cor, ruído, ISO, diferentes lentes e ótica, introdução à Gestalt do objeto, leitura visual para fotografia e saída para as primeiras fotografias dentro da escola, fotografia livre. Baixar as fotos e criar um batch (script ou software) para renomear todas as imagens; trabalhar formatos de armazenamento de fotos. JPG, RAW, TIFF; definir software livre para arquivamento a ser usado no projeto. Sugestão: Shotwell; discussão sobre licenças livres para fotografias. Escolher a licença a ser usada; catalogar as imagens, palavras-chave e editar o exif da foto. Introdução à edição de imagens digitais (vetorial, bitmap, ferramentas livres, etc); edição de imagens.