Oficina de Direitos Humanos

Andrea Lapa, Natália Figueroa, Regina Alves e Salete Cordeiro;

A oficina teve como objetivo promover a sensibilização dos estudantes para o tema dos Direitos Humanos no contexto das redes sociais. A partir da problematização da reprodução irreflexiva de conteúdos, na forma de imagens e textos, que contrariam os princípios dos Direitos Humanos, as mediadoras conduziram uma discussão sobre como estes canais podem promover o fechamento (ou a abertura) interpretativa do mundo. Na sequência, os alunos e professores foram provocados a refletir sobre o acirramento dos discursos de ódio nas redes sociais e o uso das chamadas fake news como instrumento de propagação da hostilidade. Num primeiro momento foi feita uma exposição sobre a história do surgimento dos Direitos Humanos, focando especialmente nos motivos que tornaram indispensáveis a criação destes dispositivos em sua forma institucional. Depois, a questão das redes sociais, sua relação com as hierarquias e a diversidade, e o seu alcance público foram tratados a partir da exibição de conteúdos de humor (memes) comumente compartilhados nas redes sociais. Por fim, os alunos foram convidados a compartilhar experiências onde pudessem reconhecer o uso destes recursos e desses discursos em sua relação com a rede.