Oficina de Computação Desplugada

Pietro Bompet e Karina Menezes;

A oficina de Computação Desplugada buscou desenvolver os Raciocínios  Computacionais (em especial: abstração, composição e decomposição e  reconhecimento de padrões), a partir da abordagem orientada a problemas e  a desafios, por meio de atividades que utilizam recursos não  computacionais. Tanto a fundamentação teórica para o planejamento das  oficinas, como a metodologia e sua implementação, foram momentos ricos de acúmulo e reflexão sobre os cotidianos escolares,  sobre a formação de  alunos e professores no campo das tecnologias e educação e direitos  humanos. Tudo isso forma  um campo rico de experiências teóricas e  práticas que alimentam as nossas atividades no campo do ensino em sala de  aula junto aos nossos alunos e alunas de graduação, principalmente os  das licenciaturas.