Oficina de AUDACITY – Projeto de Extensão

24/06/2020 – 22/07/2020

Florianópolis, SC / Salvador, BA

Jonathan Sampaio

A oficina intitulada “Oficina de Audacity: construção de Recursos Educacionais Abertos”, ocorrida entre 24 de Junho e 22 de Julho de 2020 e registrada na Pró-Reitoria de Extensão da UFBA sob o nº 15177, foi realizada a partir das discussões do Clube de Leitura: o capítulo que falta, estendendo o convite de participação para toda a comunidade escolar.

Em função da necessidade de distanciamento físico, o Clube de Leitura passou a ser desenvolvido via rede. A plataforma escolhida para os encontros foi a Conferência Web (solução MConf) disponibilizada pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e UFBA. Essa plataforma livre foi desenvolvida pela (RNP) constituindo-se numa rede federada com o conjunto de Instituições de Ensino Superior públicas do país (ver adiante a Dimensão Desenvolvimento TI). A plataforma possibilita compartilhamento de áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela dos computadores dos usuários, podendo ser usada no PC ou mesmo no dispositivo móvel, sem necessitar baixar aplicativo. Essas facilidades foram determinantes para que pudéssemos adotá-la, mas a questão central para a apropriação pelo grupo foi por se tratar de uma plataforma desenvolvida em software livre, que garante ambiente seguro e com governança dos nossos dados.

Pela oportunidade de ser online, o Clube de Leitura ganha maior número de participantes da comunidade escolar e, assim, outros alunos, que antes tinham o impedimento físico de deslocamento ou choque de horários com componentes curriculares, começam a integrar o coletivo. Entretanto, a péssima qualidade da rede internet e as dificuldades acarretadas pelo momento pandêmico (como doenças ou problemas gerados no ambiente familiar) fizeram com que alguns integrantes não participassem de todas as reuniões.

Foram realizados um total de 22 encontros online, com o tempo de duração de aproximadamente duas horas e meia cada. Esses encontros consistiam em leituras e discussões de textos literários, encontros com convidados para discussão de textos, planejamento das atividades do Clube e Oficinas de Podcast para que fosse possível incorporar a dimensão autoria na ação e no projeto.

Ao longo do semestre, o professor Jonathan Sampaio Barbosa com seus alunos do 3º Ano do curso de Produção de Áudio e Vídeo e apropriou-se da metodologia de produção de materiais e de comunicação e, como parte de suas atividades no período de não atividades formais da escola (primeiro semestre de 2020) produziram coletivamente um vídeo em defesa do não retorno às aulas de imediato, em função do ainda perigo de propagação do vírus da Covid19. Durante este período foi estabelecido uma forte diálogo sobre o uso das tecnologias de comunicação, principalmente o audiovisual, como meio de produção de conhecimento em tempos de isolamento físico. Foram produzidos seis vídeos, com uma média de 12 encontros, com a participação, em média, de 10 alunos por encontro. Alunos/as envolvidos: Alice Vitória, Amanda Gouveia, Antônio Agapito, Flávio Santana, Hierro Santana, Leandro Souza e Luana Freitas.  (link para o vídeo: