2019
Florianópolis, SC / Salvador, BA
Professora Carla Loureiro
5° ano
2019
Professora Carla Loureiro
5° ano
Neste ano, a partir da experiência e avaliação das atividades realizadas no ano passado, prosseguimos com a produção do Podcast Transmissão no Aplicação com a turma do 5º ano C. Durante todo o ano de 2019 a turma do 5º ano C trabalhou no planejamento, produção e divulgação do podcast. Cabe destacar que durante todo o processo contamos com o apoio dos pesquisadores do Projeto Escola Mundo e dos estudantes e professoras da disciplina de Jornalismo Comunitário do curso de Jornalismo da UFSC. O trabalho foi organizado da seguinte forma: nas aulas de Língua Portuguesa as crianças produziam o conteúdo para o podcast, nas sextas-feiras os estudantes e os pesquisadores do projeto ministraram oficinas que visavam capacitar as crianças para produzirem seus programas.
Para que as crianças conhecessem um estúdio de Rádio.
Explicar o que são fontes jornalísticas. Ensinar como fazer pesquisas (vida real e internet). Técnicas básicas de entrevista e apuração de informação. As “seis perguntas”. Compreensão básica de pautas.
O texto radiofônico. Dicas e macetes do texto para rádio. Como colocar as informações neste formato. O texto radiofônico: explicação básica das técnicas de produção deste tipo de texto – ordem direta e frases curtas, uso das barras para separar pontuação. Apresentação de uma estrutura base para os programas: Abertura, Contextualização, Enquete/entrevista/perguntas, Comentários/Debate e Encerramento
Locução para rádio. Trabalhar a locução a partir dos textos que os alunos produziram.
Aprender os recursos básicos da edição utilizando o programa Audacity. Noções de trilhas e efeitos sonoros em programas de rádio.
A partir dessas oficinas as crianças produziram diversos podcasts ainda durante o primeiro e segundo semestre. As temáticas dos programas foram:
● Minha escola – com programas sobre a Brinquedoteca, Biblioteca, Aula de Libras, Recreio, Futebol na escola e Brinquedoteca.
● Greve na UFSC – os programas foram realizados com o objetivo de proporcionar as crianças a compreensão da situação na Universidade, assim como que eles tivessem a oportunidade de dizer o que percebiam e pensavam. Para a produção desses programas as crianças entrevistaram os bolsistas do Colégio e visitaram o CED para conversar com as estudantes do curso de Pedagogia.
● Fake News – Para produzir esses programas as crianças participaram de oficina ministrada pelos estudantes do jornalismo e depois produziram uma série de pequenos programas com a proposta de explicar Fake News para outras crianças. As temáticas da série foram: O que é Fake News?; Quais os perigos das Fake News?; Como identificar uma Fake News?; Um caso famoso de Fake News?; Quais os impactos de uma Fake News na vida de uma pessoa? e Como reparar uma Fake News?. Todos os programas estão disponíveis no site: podcast.escolahacker.ufsc.br.
Copyleft © . Copie tudo! Criado com