Algoritmo de Caminhada Aleatório – 1ª Caminhada

Abril e Maio de 2019

Florianópolis, SC / Salvador, BA

Bernardo Nogueira da Silva, Regina Dantas Araújo, Ariane Silva e Monique Feitosa; Fabio Henrique, Samir Silva e Natália Figueiroa; Dairan de Santana Silva, Iago de Assis Jigel, Eliaquim Jr. e Karla Brunet

Nesta primeira caminhada com os estudantes do CEEP/ICEIA usamos a regra do Algoritmo de Caminhada Aleatório proposta de Dr Greg Giannis. Tivemos uma conversa inicial para falar sobre os equipamentos que seriam utilizados, como: as câmaras goPro e seus suportes para gravação no peito e na cabeça. Seguimos assim para a divisão dos grupos, sendo eles 3 subgrupos, ficando na seguinte configuração:

• Grupo A: Bernardo Nogueira da Silva, Regina Dantas Araújo, Ariane Silva e Monique Feitosa.
  • Grupo B: Fabio Henrique, Samir Silva e Natália Figueiroa.
  • Grupo C: Dairan de Santana Silva, Iago de Assis Jigel, Eliaquim Jr. e Karla Brunet.

Seguimos então para a frente da escola, onde cada grupo deu início ao seu trajeto, combinamos assim um horário para que os grupos retornassem à escola. O caminho que cada grupo percorreu foi orientado por uma moeda, sendo assim fomos guiados pela “sorte”. Tendo como possibilidade seguir pela esquerda ou direita, andando de costas ou de frente. De acordo o caminho percorrido era criado um código, ao qual atribuímos uma cor a cada combinação (EF – Esquerda Frente, ET – esquerda trás, DF – Direita frente, DT – Direita Trás). Ao final da caminhada nos encontramos então para o feedback, os alunos pintaram seus mapas de acordo com as cores obtidas com os códigos.

Houve um compartilhamento de informações sobre o caminho que cada grupo percorreu, a percepção da cidade, ruas sem saídas, lugares perigosos, aflição em andar de costas e a receptividade da população quando via os grupos, entre outros.