inicio mail me! sindicaci;ón

Wi-fi Salvador

Só mais um site blog.ufba.br sites

Participe!

O objetivo do Projeto “Wi-Fi Salvador” é tornar visível, a partir de um mapeamento da cidade de Salvador, os pontos de acesso sem fio à internet PÚBLICOS por tecnologia Wi-Fi (“hotspots”). Para isso, criamos esse blog colaborativo onde sua ajuda é fundamental para:

1. Indicar novos hotspots,
2. Enviar comentários sobre os pontos, sobre sua experiência,
3. Enviar fotos, vídeos e sons dos hotspots

Quanto maior a colaboração mais rico será o Projeto.

Queremos assim informações sobre zonas de acesso PÚBLICAS, gratuitas ou pagas, que podem ser de empresas (café, restaurante, lounge de hotel, shoppings, etc.) ou doméstica (usuários que deixam as suas conexões abertas para compartilhamento da rede). Se você é uma dessas pessoas, ou se você conhece alguém ou algum ponto, por favor, nos faça saber.

Para tanto, basta enviar uma mensagem para o nosso twitter: http://twiter.com/wifi_salvador, ou usar a hashtag #wifi_salvador.

Siga-nos no Twitter.

Várias questões emergem e gostaríamos de ouví-los. Por exemplo, o que muda na sua relação com a cidade ao poder receber e emitir informação em mobilidade? Poder se conectar com palms, laptops ou celulares em zonas Wi-Fi te trouxe uma outra vivência do espaço urbano? O que você acha dos hotspots visitados? Como está funcionando a conexão? Como se dá essa experiência em uma cidade com diversos problemas estruturais e sociais (violência, exclusão, pobreza…)?

Participe!

7 Comments »

  Anderson Bruno wrote @ agosto 15th, 2007 at 11:47

Prezados,

No sentido de aumentar e ajudar esse projeto a crescer, o SENAC-BA esta ministrando um Curso de Redes Wireless, que tem como intuito ensinar aos profissionais a tecnologia de transmissão sem fio com projetos de montagens de redes infra-estrutura e Hot Spots.

Gostaria de contar com ajuda de vc´s para estarem divulgando mais esse novidade.

Maiores nformações:

Tereza Cruz
Coordenadora SENAC
71 32739760

  Daniel Gusmão wrote @ agosto 15th, 2007 at 15:27

Bem a primeira coisa que acho que deve ser feita para este mapeamento é a divisão por bairros em Salvador, é colocar a coisa mais explicita possivel, e separar hoteis, bares, restaurantes e lugares publicos e pagos.

  Cruz wrote @ setembro 1st, 2007 at 18:50

Excelente iniciativa.
Gostaria de esclarecer algumas dúvidas.
Aqui no local, onde moro, deva ser um hotspot. Gostaria de saber como faço para testar a existÊncia de um hotspot através de um PC. O teste é exclusivo de notebooks ? Handhelds, Palmtops podem acessar wi-fi ?
Fico no aguardo de uma resposta.

Grato,

Marcos Cruz

  alemos wrote @ setembro 1st, 2007 at 20:02

Obrigado Daniel e Cruz.

Daniel, o mapa já traz os bairros e não há necessidade dessa separação. Os hotspots são divididos em pagos, gratuitos e domésticos.

Cruz, voce liga o laptop, palm ou handheld e se eles tem um modem sem fio ou chip centrino, eles se contectam imediatamente e vc sabe se é free ou pago.

Obrigado pela participação

Abs

André Lemos

  Mario Bispo wrote @ outubro 26th, 2007 at 16:52

Colegas,

Só para divulgar o que está se fazendo no Brasil:

http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao/arquivos/outros/5-oficina/apresentacoes-governamentais/bh_digital.ppt

http://www.dcomercio.com.br/especiais/telecomunicacoes/34_wi-mesh.htm

http://www.serpro.gov.br/noticiasSERPRO/20070802_01

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/082007/31072007-25.shl

O BH DIGITAL de Belo Horizonte que será modelo para prefeituras do Brasil e que está sendo apoiado pelo Ministério das Comunicações:

http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao/noticia/ministerio-das-comunicacoes-libera-r-3-5-milhoes-para-bh-digital/

O GRANDE PROBLEM DESTE TIPO DE PROJETO É QUE ELE VAI DE ENCONTRO AOS INTERESSES DAS OPERADORAS DE TELECOMUNICAÇÕES. NO BRASIL E NO MUNDO ELES TEM PRÉ-POSTOS NO SETOR PUBLICO ENCARREGADOS DE BARRAR ESSE TIPO DE INICIATIVA. SE OS GESTORES DO ALTO ESCALÃO NÃO ESTIVEREM BEM INFORMADOS E INTENCIONADOS, A COISA DEMORA MUITO PARA ACONTECER.

POR ISSO EU SUGIRO QUE HAJA INTENSA DIVULGAÇÃO PUBLICA DO RETORNO SOCIAL E FINANCEIRO DESTE TIPO DE PROJETO.

Sds,

Mario Bispo
cezar.mario@gmail.com

  Gerson Souza wrote @ janeiro 15th, 2008 at 03:36

Olá,

Fiz um post referente a este projeto na data do dia 09/09/2007.
http://www.gersonsouza.net/blog/index.php/2007/09/09/mapeamentos-dos-hotspots-em-salvador/

Na época os links dos hotspots estavam corretos.

Vendo o mapa novamente.. detectei alguns equivocos na localização do hotspot gratuito (Hotel Piza Plaza) e do hotspot pago (Hotel Holliday Inn).

O Piza é localizado perto do Hospital Sarah. Sua indicação está totalmente contrária. Na indicação atual consta que ele é localizado no meio da ladeira do centro de convenções.

O Holliday Inn é indicado no local onde só existe dunas.. na Augusto Lopes Pontes. Na verdade.. sua verdadeira localização é um predio EM FRENTE ao centro de convenções e a Lagoa dos Frades.

Tenho certeza destar informações pois moro na região.

Estou disponivel para mais esclarecimentos.

  Wi-Fi Salvador « Ciber.Comunicafja’s Weblog wrote @ abril 22nd, 2008 at 10:48

[…] sem fio à internet PÚBLICOS por tecnologia Wi-Fi (“hotspots”). Acesse o blog colaborativo (http://blog.ufba.br/wifisalvador/parcitipe) onde sua ajuda é fundamental para: 1. Indicar novos hotspots, 2. Enviar comentários sobre os […]

Your comment

HTML-Tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>