Aspectos moleculares do osmocondicionamento de sementes na tolerância ao estresse abiótico

Os Seminários Novos e Velhos Saberes, atividade continuada de extensão coordenada pelos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia (Diversidade Animal, Ecologia e Biomonitoramento, Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental e Genética e Biodiversidade) anunciam para o dia 7 de dezembro, às 9h00, no Salão Nobre do Instituto de Biologia, a palestra da Profª. Drª. Manuela Oliveira de Souza (CV na Plataforma Lattes). A professora apresentará a palestra:

Profª. Manuela  é professora de Bioquímica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), atuando nas áreas de germinação e desenvolvimento pós-seminal, estresses abióticos na germinação de sementes nativas do semiárido e expressão diferencial de genes.

physalis

Resumo da Palestra

O osmocondicionamento é uma técnica que envolve a absorção lenta de água pela semente, seguida de secagem, após o início dos primeiros estágios da germinação, culminando na emissão da radícula. Os benefícios incluem aumento da taxa de germinação, uniformidade e rapidez no processo germinativo mesmo que a germinação ocorra em condições ambientais adversas. Além de proporcionar o incremento na germinação de sementes, submetidas ao estresse abiótico foi verificado em Physalis angulata (Solanaceae) que o osmocondicionamento também induz genes que codificam proteínas antioxidantes protetoras das partes aéreas e das raízes de plântulas contra os danos oxidativos, na maioria das vezes, irreversíveis para a sobrevivência do vegetal. Esta palestra visa ampliar as discussões relacionadas a este tratamento pré-germinativo relacionando-o com outras atividades na área de sementes como submissão dos diásporos e das plântulas aos estresses hídrico e salino, além do armazenamento de sementes.