Prática de Resolução de Problemas Ambientais nos Seminários Novos e Velhos Saberes

As atividades finais da disciplina Prática de Resolução de Problemas se integram aos Seminários Novos e Velhos Saberes, atividade de extensão continuada dos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia (Diversidade Animal, Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental, Ecologia e Biomonitoramento e Genética e Biodiversidade).

​Dentro da grade curricular do mestrado profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental da Universidade Federal da Bahia existe uma disciplina prática denominada de Prática de Resolução de Problemas, que foi oferecida nesse segundo semestre, a partir de 4 de agosto, com carga horária de 153 horas. Para a realização da atividade foi oferecida aos estudantes uma lista de problemas ambientais, propostos pela sociedade civil, os quais foram escolhidos pelos estudantes e resolvidos ao longo do semestre, em parcerias com os proponetes, aos quais chamamos de clientes. Assim convidamos representantes da sociedade civil para participar da atividade, apresentando entre os dias 4 e 6 de agosto problema(s) ambiental(is) real(is), o(s) qual (is) foram avaliados, estudados, discutidos e resolvidos pelos alunos dentro do período da disciplina, em cooperação com os clientes.

Nesse momento de encerramento do curso, os estudantes irão apresentar os resultados de seus trabalhos, e simultaneamente apresentar uma resposta escrita sobre o problema resolvido, e o público interessado também pode participar do mesmo.

A representação da sociedade civil dentro de nossa prática é de fundamental importância para a formação acadêmica de nossos estudantes, bem como uma oportunidade ímpar de estarmos conectados com os problemas ambientais reais da sociedade.

As atividades acontecem a partir do dia 1 de dezembro, às 13h50, e prosseguem no dia 2 de dezembro, por todo o dia, no Auditório Externo do Instituto de Biologia da Ufba, Campus de Ondina, com a entrada livre para o público interessado.

Exibindo pratica_de_problemas.ai.svg.png