A origem das mitocôndrias nos Seminários Novos e Velhos Saberes

No dia 25 de maio, às 10h00 no Salão Nobre do Instituto de Biologia, teremos mais uma palestra dentro dos Seminários Novos e Velhos Saberes, atividade coordenada pelos programas de pós-graduação (Diversidade Aninal, Ecologia e Biomonitoramento, Genética e Biodiversidade, e do mestrado profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental) do Instituto de Biologia da Ufba.

figura_mitocôndria

Daniel S. Carvalho, Roberto F. S. Andrade, Suani T. R. Pinho, Aristóteles Góes-Neto, Thierry C. P. Lobão, Gilberto C. Bomfim e Charbel N. El-Hani realizaram estudos em rede e Prof. Charbel El-Hani, do Instituto de Biologia vai apresentar os resultados alcançados quando de sua palestra: “Qual a origem das mitocôndrias? Uma abordagem usando redes complexas”. O trabalho é resultado da cooperação científica entre pesquisadores da Ufba e de outras universidades brasileiras e busca através de um instrumento (redes complexas) responder a uma questão biológica (origem das mitocôndrias) de caráter atual e sumamente importante dentro do contexto da Evolução.

mitocôndria_finalAs mitocôndrias originaram-se endosimbioticamente de anscestrais de bactérias similares às alfa-proteo-bactérias. Contudo, existem ainda dúvidas sobre quão próximas filogeneticamente o grupo das alfa-proteo-bactérias estaria próximo do ancestral mitocondrial. Os grupos propostos compreendem as ordens Rickettsiales, a família Rhodospirillaceae, e o gênero Rickettsia. No presente estudo, os pesquisador aplicaram uma abordagem de uma nova rede complexa para investigar as origens evolucionárias da mitocôndria, analisando módulos de sequências de proteínas numa rede crítica obtida através de limiares de similaridade entre as sequências estudadas.  O grupo de dados incluem subunidades de três ATP-sintetase (4, 6 e 9) e os seus homólogos nas alfa-proteo-bactérias(b, a e c). Em todas as sub-unidades analisadas, os resultados não sustentam de nenhum modo a hipótese de que as Rickettsiales estariam próximas de um ancestral mitocondrial.  Os resultados indicam sim que a hipótese de que a mitocôndria faça parte de um ancestral comum de todas as ordens das alfa-proteo-bactérias, com exceção das Rickettsiales.