Regulação gênica no desenvolvimento de artrópodes

Professor da Unicamp fará palestra dentro dos Seminários Novos e Velhos Saberes

Prof. Henrique Marques-Souza, do Departamento de Histologia e Embriologia do Instituto de Biologia da Unicamp, mestre pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/Usp), doutor em Genética e Genômica Funcional pela Universidade de Colônia, Alemanha e pós-doutor pela mesma Universidade, tem trabalhado na função e evolução de genes controlando o desenvolvimento animal. Sua palestra enfocará a segmentação do tronco de artópodes, onde uma série de genes participam de diferentes fases no intrincado processo de subdivisão corporal durante o desenvolvimento embrionário, dentre eles, o grupo de genes gap, de suma importância para o processo. Nesse seminário, o Prof. Henrique discutirá o papel desses genes na metamerização e especificação da identidade dos segmentos de embriões de artrópodes, com especial ênfase na interação dos genes gap com outros componentes da rede de regulação gênica durante o desenvolvimento do tronco de artrópodes. Dia 21 de janeiro, 16h00, no Salão Nobre do Instituto de Biologia.