Criado em 2008 no Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, o nosso grupo tinha como proposta inicial focar suas atividades de pesquisa em gestão (da informação, do conhecimento…), tanto que foi batizado de GEINFO – Saberes e Fazeres em Gestão da Informação e Conhecimento. Ante o interesse despertado pelo grupo em outros docentes e estudantes de graduação e de pós-graduação, o GEINFO ampliou seu espectro de atuação científica.
Hoje, funcionamos da seguinte forma: há uma pesquisa, sob a responsabilidade da líder e de alguns membros, e há subgrupos com colaborações internas, que estão organizados em três eixos temáticos.
LINHA I – GESTÃO INSTITUCIONAL E DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO
Estuda os processos administrativos: planejamento, organização, direção e controle (foco em avaliação); gestão de unidades de informação, serviços e produtos; sistemas de informação; métodos e técnicas de gestão; profissional: formação, atuação, mercado, competências, nichos de oportunidade. Marketing. Inovação e empreendedorismo.
LINHA II – MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E DIVERSIDADE
Trata dos estudos epistemológicos sobre memória, patrimônio e diversidade. Memória como produção e apropriação de territórios materiais e simbólicos, territorialização e desterritorialização, fronteiras e lugares. Estudos sobre as relações entre linguagem, representações sociais, identidade e memória. Reflexões sobre patrimônio em suas múltiplas dimensões e conexões: tangível, intangível, natural, genético e digital. Relações entre coleções, narrativas e trajetórias sociais. Debate sobre diversidade cultural, etnia, raça, gênero e sexualidade. Os discursos fundadores na manutenção e nas transformações sociais. As representações sociais nos meios midiáticos, em diferentes contextos e configurações sociais.
LINHA III – COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
Foca nos fundamentos teórico-epistemológicos e analíticos de políticas, processos, práticas, produtos, modelos de produção, disseminação e usos da informação em ciência, tecnologia e inovação em suas dimensões teóricas, aplicadas e/ou metodológicas.