Acesso Livre

Deu no blog do Gjol (um excelente blog!) e no Blog de Kuramoto, do IBICT, que aliás é um belo blogue para quem quer tratar do importante tema do acesso livre, e reproduzo aqui:

"O Instituto Brasileiro de Informção em Ciência e Tecnologia (IBICT) está organizando o I Workshop sobre Acesso Livre nas unidades de pesquisa a se realizar no auditório da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). A idéia é apresentar o acesso livre às unidades de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, em especial, e a outras unidades de pesquisa ligadas a outros ministério. Após a realização do painel sobre acesso livre, será lançado o edital de distribuição de servidores (hardware) para as instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas, além disso, estamos articulando a assinatura de uma Carta Compromisso que deverá se denominar a Carta do Rio de Janeiro, no qual os diretores das unidades de pesquisa se comprometem a apoiar o acesso livre por intermédio da construção de repositórios institucionais e do estabelecimento de uma política institucional de informação em no regime de acesso livre."

Essa é uma temática que necessita ser tomada mais de frente por todas as instituições, principalmente as universidades públicas.

cho que ainda estamos muito longe de uma aplo acesso livre do conhecimento. Essa é uma verdadeira batalha e o IBICT tem tido um papel decisivo nesse campo. Aliás, excelente número especial da Revista do LiinC (sou do Conselho criados desse grupo de pesquisa) sobre o tema. Vale a penar ler o número todo..

Nelson Pretto

No Responses to “Acesso Livre”

No comments yet